magazinedmtech

terça-feira, 2 de agosto de 2011

UMA PESSOA AUTODESTRUTIVA NÃO SE MACHUCA SOZINHA!!!

ÀS VEZES A SOLIDÃO PARECE SER A ÚNICA SAÍDA... MAS SER FELIZ SOZINHO É IMPOSSÍVEL!!!
EU, ONTEM (01/08/2011), FUI MAIS MÃE FAZER COMPRAS NO SUPERMERCADO E, INFELIZMENTE, ME MAGOEI, MAGOANDO MINHA MÃE. É TÍPICO DO BIPOLAR PERDER A PACIÊNCIA COM OS OUTROS, PRINCIPALMENTE, SE O OUTRO POSSUI ALELOS  GENETICAMENTE IDÊNTICOS AOS SEUS. MINHA MÃE ERA DO TEMPO EM QUE A MERENDA ESCOLAR ERA O CUSCUZ ALEGADO MAIS GOSTOSO E DISPUTADO DO UNIVERSO INTEIRO. ERA DIFÍCIL UM ALUNO PERDER UM SÓ DIA DE AULA, CASO CONTRÁRIO O ALUNO PASSAVA FOME E SEDE. HOJE A FACILIDADE ESTÁ TÃO GRANDE QUE A MESMA MERENDA ESCOLAR CONSUMIDA PELA MINHA MÃE NA INFÂNCIA NÃO SATISFAZ MAIS OS FILHINHOS DE PAPAI QUE NÃO DÃO VALOR AO QUE TEM  E MUITO MENOS AO QUE SÃO. EU ADMITO QUE ÀS VEZES EU PERCO A CABEÇA COM A MINHA MÃE, MAS BEM LÁ NO FUNDO  EU A AMO INTENSAMENTE!!!!!!!!! O PROBLEMA RESIDE NO FATO DE SERMOS DE MUNDOS TÃO DIFERENTES. SABE O CELULAR? NO TEMPO DA MINHA AVÓ NINGUÉM IMAGINAVA POSSUIR UM. ACONTECE O MESMO COM O COMPUTADOR, NOTEBOOK, INTERNET, CAMISINHA, ETC. OS TEMPOS MUDAM E NEM SEMPRE NÓS CONSEGUIMOS ACOMPANHAR O RITMO DAS MUDANÇAS. PERGUNTE AO SEU PAI ATÉ QUE ANO ELE ESTUDOU NA ESCOLA. A MAIORIA DIRÁ QUE NÃO CONCLUIU O ENSINO FUNDAMETAL, OUTROS TANTOS SÓ SABEM ASSINAR O NOME, ALGUNS DIRÃO QUE SÓ TEM O ENSINO MÉDIO E UMA MINORIA DIRÁ QUE TEM O ENSINO SUPERIOR COMPLETO. EU FIZ CONTABILIDADE PELA UFRN E NÃO CONCLUI O CURSO. A MESMA COISA QUE ACONTECEU COM O CURSO DE TÉCNICO SUBSEQUENTE EM INFORMÁTICA PELO IFRN. SEGUNDO MEU PSIQUIATRA EU TENHO INTELIGÊNCIA E CAPACIDADE PARA SER O QUE EU QUISER SÓ ME ESTÁ FALTANDO UMA COISINHA PARA OS MEUS SONHOS VIRAREM REALIDADE: EQUILÍBRIO EMOCIONAL!!! FOI NA UFRN QUE EU TIVE A MINHA PRIMEIRA CRISE BIPOLAR. DEPOIS DESSE EPISÓDIO MINHA VIDA VIROU UMA INTERMINÁVEL VISITA AO CONSULTÓRIO PSIQUIÁTRICO. VOLTANDO AO ASSUNTO, EU AMO A MINHA MÃE APESAR DAS DIVERGÊNCIAS. CONTUDO, ME DEIXA TRISTE O FATO DE MINHA PRÓPRIA MÃE NÃO DIALOGAR COMIGO ACERCA DO ASSUNTO QUE MAIS ME AFLIGE O CORPO, A ALMA E O CORAÇÃO.
A BIPOLARIDADE É COMO A PAIXÃO ENTRE O SOL E A LUA. O SOL É A LUZ E A LUA ILUMINA A ESCURIDÃO!!!

ASSIM, ME DEIXA MUITO TRISTE E PREOCUPADO O FATO DA AUSÊNCIA DE DIÁLOGO NAS FAMÍLIAS MODERNAS. DIÁLOGOS ENTRE PAIS E FILHOS SÃO COISAS RARÍSSIMAS DE ACONTECER NOS DIAS DE HOJE. EU TENHO UMA DOENÇA CONHECIDA OFICIALMENTE COMO TAB (TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR), PEJORATIVAMENTE CHAMADA EM TEMPOS NÃO TÃO REMOTOS ASSIM PELA NOMENCLATURA DE TRANSTORNO MANIACO-DEPRESSIVO. RECENTEMENTE, EU DESCOBRI NAVEGANDO NA INTERNET ALGUNS VÍDEOS FALANDO SOBRE BIPOLARIDADEE CHAMEI MINHA MÃE PARA ASSISTIR. MAS NÃO TEM JEITO! O ASSUNTO "DOENÇA" POR SI SÓ JÁ É CONSIDERADO UM TABU PARA MUITOS, QUANDO O ASSUNTO É "SAÚDE MENTAL" O TABU É AINDA MAIOR. IMAGINA COMO ERA NA ÉPOCA DE JESUS: MENTE DOENTE = CORPO POSSUÍDO!!! MESMO EU FALANDO À MINHA MÃE QUE UM DOS VÍDEOS CONTAVA COM O DEPOIMENTO DA ATRIZ GLOBAL CÁSSIA KISS, QUE TAMBÉM É PORTADORA DA BIPOLARIDADE, A MINHA MÃE INSISTIA EM ALIMENTAR O TABU. MAL SABE ELA QUE A BIPOLARIDADE É UMA DOENÇA CRÔNICA, OU SEJA, NÃO TEM CURA. NO ENTANTO, A BIPOLARIDADE TEM TRATAMENTO E O APOIO DA FAMÍLIA É IMPORTANTÍSSIMO PARA QUE O TRATAMENTO SURTA O EFEITO DESEJADO. AGORA ME DIGAM, COMO IMOBILIZAR UM INIMIGO SEM CONHECÊ-LO DA PONTA DOS PÉS AO ÚLTIMO FIO DE CABELO NA CABEÇA??? EU NÃO JULGO NEM CONDENO MINHA MÃE POR NEGLIGÊNCIA, PORQUE NÃO SOU DEUS!!! NÃO TENHO AUTORIDADE PARA JOGAR PEDRA NO TELHADO DE VIDRO DOS OUTROS. APESAR DISSO, EU PENSO QUE SE HOUVESSE ALGUMA ESPECIALIDADE MÉDICA QUE TRATASSE DA DOENÇA DO PRECONCEITO A FILA IA SER ENORME. E SE A CONSCIÊNCIA DEIXASSE, MINHA MÃE SERIA UMA DAS PRIMEIRAS DA FILA PARA SER ATENDIDA E EU ESTARIA LÁ UNIDO A ELA E A FILA NUNCA TERIA FIM!!!
PERDOE-ME MÃE!!! EU NÃO QUERIA FALAR O QUE SINTO. A SINCERIDADE ÀS VEZES NÃO É O MELHOR CAMINHO A SEGUIR! MAS ESPERO QUE A SENHORA, MINHA MÃE, COMPREENDA QUE O CONTEÚDO DESTA POSTAGEM PODE AJUDAR OUTRAS FAMÍLIAS A SUPERAR PROBLEMAS DE SAÚDE ATRAVÉS DO DIÁLOGO ABERTO E FRANCO.

EU TE AMO MÃE!!! AMAR NÃO É SÓ ADMIRAR AS VIRTUDES, MAS, SOBRETUDO, TOLERAR OS DEFEITOS E AS LIMITAÇÕES DO SER AMADO. NÃO DEVEMOS AMAR UMA PARTE DO SER, MAS AMÁ-LO POR COMPLETO!!!

AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

Um comentário:

  1. Olá! Você foi realmente diagnosticado com a doença? As vezes pode parecer que temos doenças psíquicas mas pode ser apenas uma fase. Ainda mais porque nós, católicos, passamos quase que diariamente por situações que nós levam a ir contra o que nossas paixões desejam por conta da nossa consciência, que é clara e só quer agradar a Deus. Também tenho problemas parecidos com os seus, mas acho que é a fase do adulto que ainda nao se estabeleceu em um trabalho ou percebeu o que realmente quer de sua vida. Se quiser conversar comigo, estarei disponível pelo meu email. Obrigada por compartilhar um pouco de suas vivências!

    ResponderExcluir