domingo, 27 de março de 2011

OFÍCIO Nº 006/2011: Referência: Ações da Campanha da Fraternidade 2011. ÀS INTITUIÇÕES CIVIS, ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS DE CAICÓ/RN E AO POVO DE DEUS.

DIOCESE DE CAICÓ
CÚRIA DIOCESANA

Caicó, 21 de março de 2011.

Prot. OF. Nº. 006/2011

Referância: Ações da Campanha da Fraternidade 2011

ÀS INTITUIÇÕES CIVIS, ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS DE CAICÓ/RN E AO POVO DE DEUS.

Com cordiais cumprimentos, temos a alegria de comunicar-lhes que estamos em pleno período da Campanha da Fraternidade de 2011, que tem como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e como lema "A criação geme em dores de parto".
Convém lembrar que estamos num período em que ocorrem mudanças climáticas alarmantes, provocadas pelo aquecimento global do planeta, resultado de várias ações humanas e opções políticas de devastação da natureza e de consumo desenfreado. A civilização do TER, do NEGOCIAR, do CONCORRER, do LUCRO a qualquer custo, do PROGRESSO ILIMITADO, não responde aos anseios da humanidade e não é sustentável.
Como parte das diversas atividades da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 realizaremos em parceria com órgãos governamentais e da sociedade civil Caicóense uma importante reunião no próximo dia 31 de março de 2011, das 19 às 22h00, no Centro Pastoral Dom Wagner.
O objetivo desta ação é encontrar soluções práticas e participativas que envolvam o poder público e a sociedade civil organizada para cuidar da recuperação e preservação dos rios Barra Nova/Seridó e do Açude Itans, bem como, pensar e Planejar ações de coleta seletiva de lixo nos bairros de Caicó.
Neste ano, o objetivo da Campanha é colocar em discussão nas dioceses, comunidades, entidades e sociedade em geral, temas como mudanças climáticas, aquecimento global, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento sustentável, modo de produção e consumo vigente, preservação da vida, biodiversidade e a água.
Certo do compromisso com as causas da vida e sensibilidade de V. Sª com nossos rios Barra Nova/Seridó e Açude Itans, patrimônios do povo Caicóense, nos sentiremos honrados com sua valiosa presença em nosso evento.

Atenciosamente,

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Bispo Diocesano de Caicó
______________________________________________________________________

LARGO DOM MANUEL TAVARES, S/N - BAIRRO PARAÍBA / CAIXA POSTAL 31 / CEP: 59300-000 / CAICÓ-RN - BRASIL
TELEFONE: 55(84)3421-2125 / 3417-1752 / FAX: 3417-2732 / E-MAIL: diocesedecaico@yahoo.com.br
CNPJ: 08.070.468/0001-64

sábado, 26 de março de 2011

TEXTO RETIRADO DO FILME DIAMANTE DE SANGUE COM LEONARDO DICAPRIO.

NENHUM SER HUMANO SABE COM CERTEZA QUAL O CAMINHO QUE LEVA A DEUS. ISSO ACONTECE PORQUE NINGUÉM DEIXOU CLARO ESSE CAMINHO OU PORQUE NÓS NÃO ENCHERGAMOS DIREITO A LUZ. TEM UM DITADO QUE DIZ DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS. MAS EU DIGO: DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS RETAS, NÓS É QUE LEMOS TORTO. PORTANTO, LEIA OS LIVROS SAGRADOS COM O DISCERNIMENTO DO CORAÇÃO EM COMUM ACORDO COM A RAZÃO.

Minha experiência diz que o SER HUMANO é inerentemente BOM!

Mas a minha inexperiência diz exatamente o contrário!?!

Contudo, o SER HUMANO não é BOM nem MAU. Ele é apenas HUMANO!

O que o homem faz é que pode ser considerado BOM ou MAU.

Um ato de AMOR realizado por um homem considerado RUIM tem um tamanho DIRETAMENTE PROPORCIONAL ao ATO REALIZADO por um homem "SANTO".

No final das contas, nenhum SER HUMANO sabe, com certeza, quais os caminhos que levam a DEUS!?!

FONTE: FILME DIAMANTE DE SANGUE.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - MEIO AMBIENTE: MUITO JÁ SE FEZ


TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA.

LEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011: "A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO." (Rm 8,22)

Muitas ações em relação ao meio ambiente foram realizadas em âmbito mundial. Em 1972 houve a Conferência de Estoucomo - sobre desenvolvimento e meio ambiente. Em 1987 foi inaugurado o Protocolo de Montreal - sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio. Em 1992, realizou-se, no Rio de Janeiro, a ECO 92 - que discutiu o desenvolvimento sustentável. Em 1997 foi elaborado o Protocolo de Kyoto - para tomar providências acerca do aquecimento global. Em 2002 houve, na África do Sul, a cúpula mundial Rio + 10 - para avaliar os progressos obtidos desde a ECO 92. A cúpula mundial reuniu-se novamente em 2007 em Bali, na Indonésia, para buscar um substituto para o Protocolo de Kyoto; e, em 2009, em Bonn, na Alemanha, para preparar a Conferência  de Copenhague - com o objetivo de discutir as mudanças climáticas.
Além dessas ações favoráveis ao meio ambiente, outras iniciativas foram promovidas para o enfrentamento da questão. Exemplo disso são as iniciativas de educação ambiental por parte tanto do poder público quanto da iniciativa privada, de instituições de ensino, empresas e ONGs. Outro exemplo são as iniciativas de gestão ambiental, tais como reaproveitamento de resíduos, associação de recicladores, ecoeficiência nas indústrias e organizações, sistemas de certificação ambiental e manejo sustentável. Temos também iniciativas nas áreas de comunicação, cultura, produção de alimentos, energia alternativa, transporte alternativo e pesquisas científicas e tecnológicas. Como exemplo no âmbito eclesial, nesse mesmo sentido, destacamos a pastoral da ecologia desenvolvida na Diocese de Cachoeira do Itapemirim (ES).
Precisamos valorizar esses esforços e nos unir a eles na luta por um mundo melhor para a vida de todos.

Autor Conhecido: Pe. José Adalberto Vanzella (Secretário-executivo do R. Nordeste 5)

domingo, 20 de março de 2011

A MINHA INDAGAÇÃO NO VOCACIONAL ABERTO DO SHALOM???

Lema do Encontro Vocacional Aberto do SHALOM!

Na ocasião do VOCACIONAL ABERTO houve esclarecimentos sobre o CARISMA SHALOM. Foi comentada a IMPORTÂNCIA de abraçar a VOCAÇÃO segundo o discernimento de Deus e não ficar alimentando a inquietude da dúvida. Temos que lembrar que a VERDADEIRA VOCAÇÃO não é apenas um CHAMADO DE DEUS, mas também uma DECISÃO PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. VOCÊ É O SENHOR DO SEU PRÉ-DESTINO E VOCÊ É PREDESTINADO A SER FELIZ, SEJA LÁ QUAL FOR A VOCAÇÃO QUE VOCÊ ABRAÇAR, PORQUE, ANTES DE TUDO, VOCÊS SÃO LIVRES E O LIVRE ARBÍTRIO É UM DOS TALENTOS QUE DEUS DEU AO HOMEM DE MAIS VALOR E PRECIOSIDADE. DEUS NÃO DESEJA APENAS QUE SEJAMOS FELIZES, ELE DESEJA QUE FAÇAMOS O BEM SEM ESPERAR A RECIPROCIDADE TÃO DESEJADA POR ALGUNS.
Contudo, Deus fez surgir em mim uma indagação no momento da ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.
Segue vídeo contendo a prática da Oração em Línguas. Se formos observar uma criança na sua fase de Primeira Infância falando, nós podemos constatar que a Oração em Línguas, prática tão difundida entre os HOMENS e os ANJOS consagrados a Deus, é como o FALAR de uma criança de colo. Então não me julguem mal se vocês me virem ORANDO e FALANDO GUGU-DADA.

Na ocasião da Adoração do Santíssimo eu permaneci por várias vezes com os olhos abertos e focados no ostensório e, por conseguinte, no Corpo de Cristo, mas por inúmeras vezes meus olhos se desviaram e passaram a observar as pessoas ajoelhadas e orantes. Era como se Deus estivesse presente no coração dos meus IRMÃOS E IRMÃS na FÉ. Eu senti a necessidade de tocar em cada um e acariciar inocentemente a cabeça de todos, inclusive dos que eu não conhecia para sentir as emanações do AMOR de DEUS. E esse sentimento me pareceu um tanto HIPÓCRITA de minha parte, por isso, deixei quem era realmente preparado para isso fazer o seu trabalho de oração e aconselhamento. Por inúmeras vezes eu fechei os olhos tentando fixar meu pensamento no Senhor. Mas, bem no momento da Adoração veio a seguinte indagação em minha cabeça de humano mortal e imperfeito??? DEUS É CENTRALIZADOR OU DESCENTRALIZADOR!?! E O HOMEM É CENTRALIZADOR OU DESCENTRALIZADOR!?! Perguntei a uma PSICÓLOGA que faz parte do Grupo do SHALOM, e, segundo me disseram, ela tem o "status" de PASTORA dentro do SHALOM. Ela me disse com bastante propriedade: "DEUS É DESCENTRALIZADOR QUANDO DIVIDE O SEU AMOR IGUALMENTE ENTRE OS HOMENS; MAS O HOMEM PODE SER TANTO CENTRALIZADOR, QUANDO FIXA O SEU AMOR (OU A SUA BOA VONTADE COMO É O MEU CASO) EM DEUS; COMO TAMBÉM PODE SER DESCENTRALIZADOR E DIVIDIR O SEU EGO (EU) COM AS OUTRAS PESSOAS QUE ESTÃO AO REDOR." Quando está última hipótese ocorre, a descentralização do EGO (EU) do ser humano somente gera frutos POSITIVOS quando o ser humano tem em Deus o seu Refúgio.
Segue vídeo contendo cântico realizado no Encontro VOCACIONAL ABERTO DO SHALOM. Como dizem: "QUEM CANTA REZA DUAS VEZES". Não é possível que DEUS NÃO TENHAM OUVIDO NOSSAS PRECES.

Segue Fotos dos Melhores momentos do Vocacional Aberto do Shalom:



sábado, 19 de março de 2011

MOMENTOS ESPECIAIS DA PROCISSÃO LUMINOSA E DA MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO JOSÉ DE CAICÓ/RN 2011

Uma chuva de graças e bênçãos  foi derramada sobre os devotos de São José na Procissão Luminosa de Encerramento da Festa em Honra ao Santo Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.
Procissão de São José que iluminou a cidade de Caicó/RN na manhã do dia 19 de março de 2011, dia de São José.
Dentre as inúmeras graças que a nossa Santa Família formada por São José, Maria e Jesus derramou sobre quem participou da Festa de Encerramento em homenagem a São José, houve a graça da participação do CORAL DE SÃO JOSÉ, formado em sua maioria por homens pertencentes ao Grupo intitulado de Terço dos Homens da Paróquia de São José. O Coral de São José abrilhantou ainda mais a Missa de Encerramento e foi abençoado pelo Excelentíssimo Bispo da Diocese de Caicó, Dom Delson.
Coral de São José se preparando para entrar em ação logo após a pregação do nosso Bispo Dom Delson.
Na ocasião da Missa foram cantados hinos de louvor e glória ao Senhor.
O Bispo fez uma pregação emocionante que versou sobre a importância da Figura de São José no cuidado com a Sagrada Família e no desenvolvimento e crescimento ainda maior do já perfeito Jesus Cristo. O Bispo Dom Delson falou que Jesus crescia em estatura, graça e poder diante dos olhos zelosos do seu pai nutrício. E que havia uma troca de AMOR entre São José, Maria e Jesus. Se Jesus aprendeu o que de certa forma Ele já sabia com São José, muito mais foi aprendido por São José com relação aos ensinamentos que o seu Divino Filho Jesus Cristo tinha a acrescentar ao já vasto arsenal de informações e sabedorias do seu pai adotivo.
A Pregação do nosso Bispo Dom Delson foi muito emocionante.
Em Nazaré, o menino agia sobre a alma de seu pai adotivo por todos os meios: pelo olhar, pelo sorriso filial, pelas palavras, pelas carícias inocentes. E São José retribuía todo esse INCÊNDIO DE AMOR com MAIS AMOR. São José se sentia agradecido pelo privilégio de trazer em seus braços o adorável Menino e o apertava ao coração.
Enfim, viva São José! Viva, Nossa Senhora! E viva Jesus Cristo o centro de toda a nossa FÉ!
Segue fotos dos melhores momentos da Procissão e da Missa de Encerramento da Festa de São José 2011:


quinta-feira, 17 de março de 2011

MENSAGEM EM HOMENAGEM AO TERÇO DOS HOMENS LIDA NA NOVENA DE SÃO JOSE DE CAICÓ, NO DIA 16 DE MARÇO DE 2011 ÀS 19 HORAS, QUE FOI CELEBRADA POR TODOS OS QUE FAZEM PARTE DO TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ E PELOS QUE AINDA NÃO O SÃO, MAS PRETENDEM INGRESSAR NESTE CARISMA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

OBS: AUMENTE O VOLUME DAS CAIXAS DE SOM DO SEU COMPUTADOR, TENDO EM VISTA QUE O ÁUDIO DO VÍDEO NÃO DEMONSTRA POSSUIR BOA QUALIDADE.
Segue Vídeo contendo a Mensagem lida por um dos membros do Grupo do Terço dos Homens na Novena em Honra a São José e dedicada a todos os que fazem parte do Grupo do Terço dos Homens e pelos que ainda não o são, mas pretendem ingressar neste carisma da Igreja Católica Apostólica Romana:


CONTEÚDO DA MENSAGEM PRESENTE NO VÍDEO ACIMA

O Terço dos Homens é um movimento que começou no Nordeste há poucos anos e se difundiu rapidamente por todo o Brasil.
A comunidade em que os homens se reúnem com sua voz forte, rezam o Terço de Nossa Senhora, louvando por ela a Trindade Santa. Essa participação tão surpreendente vem mostrar mais uma vez que o homem TEM RELIGIÃO. Ele só não sente necessidade de manifestá-la com a mesma expressividade das mulheres.
A Paróquia de São José abraçou este movimento no dia 14 de março de 2007, com o incentivo do Mons. Ausônio Tércio. E bem aqui na Matriz todas às segundas-feiras às 19 horas, os homens se reúnem para LOUVAR e AGRADECER à Nossa Senhora às graças recebidas com a recitação do Terço. E as capelas pertencentes a esta Paróquia também tem o seu momento com Nossa Senhora.
Que São José abençoe os homens dessa Paróquia.
AMÉM!

O Coral dos Homens encantando a Comunidade de Fiéis que assistiam a novena e apreciavam uma boa música. Como diz o ditado: "Quem canta reza duas vezes." O nosso Coral se aproximou bastante da Pátria Celeste cantando músicas lindas e agradáveis aos ouvidos Santos de Deus. Acredito que nós demos conta do recado e continuaremos a fazer o nosso trabalho assim que for solicitado pelo nosso Pároco Padre Tadeu.
Segue as Fotos tiradas por Denio Medeiros de Araújo acerca dos melhores momentos da Novena em honra a São José, celebrada por todos os homens que fazem parte do grupo intitulado Terço dos Homens e pelos que ainda não o são, mas pretendem ingressar neste CARISMA da Igreja Católica Apostólica Romana:


MISSA DO DIA 16 DE MARÇO DE 2011, PELA MANHÃ (6 HORAS E 15 MINUTOS): 1ª APRESENTAÇÃO DO CORAL DE MÚSICA FORMADO PELOS MEMBROS DO GRUPO INTITULADO DE TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DE CAICÓ.

O Coral do Terço dos Homens da Paróquia de São José de Caicó na sua 1ª Apresentação Pública.

No dia 16 de março de 2011, pela manhã (6 horas e 15 minutos), ocorreu na Igreja Matriz de São José de Caicó a Missa em Homenagem ao Terço dos Homens da Paróquia de São José. Nesse momento da Missa foi verificada a presença de grande número de fiéis. Todos buscando louvar e glorificar a Deus e pedir pela intercessão de São José, esposo de Maria Virgem e Mãe e pai adotivo de Jesus Cristo.
O pregador da Missa foi o Diácono Permanente Nélson Moisés que também faz parte do grupo do Terço dos Homens como Coordenador Paroquial. Ele enfatizou a importância da CONVERSÃO para a JUSTIFICAÇÃO e SANTIFICAÇÃO do POVO DE DEUS.
Na ocasião da Missa, houve a 1ª apresentação do Coral de Música formado pelos Membros do Grupo intitulado de Terço dos Homens da Paróquia de São José de Caicó.
Abaixo segue as fotos dos melhores momentos da Missa em homenagem ao grupo do Terço dos Homens da Paróquia de São José e a todos os Paroquianos e Paroquianas que comungam, como irmãos e irmãs em Cristo, da mesma FÉ SANTIFICADORA que é a FÉ dos JUSTOS. Que a exemplo de São José nós sejamos também JUSTOS e buscadores das coisas do alto. E nada nos aproxima mais de Deus do que as PALAVRAS e o SILÊNCIO que saem de nossas bocas quando CANTAMOS, LOUVANDO E GLORIFICANDO AO DIVINO PAI DE TODAS AS CRIATURAS:




OBS: As fotos foram tiradas por Maria Daluz, membro do Grupo AMIGOS DO SHALOM.

O SER HUMANO ILIMITADO?

RUMO AO INFINITO!?!

Eu posso ser qualquer coisa que eu quiser, pois eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim, do tamanho das coisas que eu vejo e sonho. Contudo, eu não posso ser o TUDO e, muito menos, o nada. Mas, seja lá o que eu tiver de ser, que eu seja por INTEIRO e não apenas em parte. Se eu puder ver e sonhar com alguém especial para AMAR, que eu AME esse alguém FACE-A-FACE. E não guarde este sentimento no meu coração por baixo de sete cadeados cujas chaves só a Deus foram confiadas. Não deposite no homem todo o seu AMOR, mas não faça de DEUS uma barreira para você NÃO AMAR o seu irmão ou a sua IRMÃ, pois Deus disse: "Ama a Deus sobre todas as coisas, mas também ao teu próximo como a ti mesmo". Ou seja, a ordem natural do AMOR passa por Deus em primeiro lugar, transbordando logo em seguida nos nossos corações e nos corações dos que nos rodeiam como uma grande cachoeira de graças que só nos faz aquilo que é BOM e AGRADÁVEL aos nossos corações.

Autor Desconhecido: Denio Medeiros de Araújo.

RÁPIDAS: O SILÊNCIO DOS INOCENTES...


Às vezes é melhor ser machucado, falando o que não se deve ou ouvindo o que não se quer do que ficar aprisionado nas amarras do SILÊNCIO ABSOLUTO.

Autor Conhecido: Professor Brivaldo Maia de Brito.

domingo, 13 de março de 2011

RAPIDÍSSIMAS...

UMA EXPERIÊNCIA QUE EU NÃO GOSTARIA DE VIVENCIAR NEM POR TODO O DINHEIRO DO MUNDO.


ÀS VEZES É MELHOR APRENDER COM AS EXPERIÊNCIAS DAS OUTRAS PESSOAS, MAS A EXPERIÊNCIA PESSOAL É SEMPRE MAIS ENRIQUECEDORA.

Autores Desconhecidos da Frase: Denio Medeiros de Araújo e Manfrinni Soares Leal de Araújo.

O MISTÉRIO DA QUARESMA...

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O AQUECIMENTO GLOBAL DEVEM SER COMBATIDOS COM TODA A NOSSA FORÇA E FÉ PARA QUE NOSSOS NETOS E OS NETOS DE NOSSOS NETOS POSSAM APROVEITAR SUSTENTAVELMENTE TODO O POTENCIAL QUE A NATUREZA É CAPAZ DE OFERECER.

Quaresma é momento utilizado pela Igreja Católica e Anglicana como preparativo para a PÁSCOA. A quaresma se inicia na Quarta-Feira de Cinzas que também marca o FIM do Carnaval. Uma curiosidade é que o Domingo de Carnaval sempre é realizado 7 domingos antes da PÁSCOA. A quaresma termina na quinta-feira santa.
Alguns acreditam que na verdade a quaresma dura 47 dias (quarta-feira de cinzas até o domingo de PÁSCOA). O número 40 aparece diversas vezes como os 40 dias de dilúvio e os 40 anos de peregrinação dos Judeus pelo deserto quando fugiam do Egito. Jesus também chegou a passar 40 dias no deserto quando sofreu algumas tentações.
Para seguir a quaresma conforme determina a tradição católica é necessário dedicar estes 40 dias para ORAÇÕES, ABSTINÊNCIAS e CARIDADE. No caso da abstinência a regra se baseia em deixar de fazer alguma coisa que gostamos como por exemplo: comer alguma coisa, acessar a INTERNET, assistir Televisão, ETC. Depois destinamos o dinheiro que deixou de ser gasto com aquilo e empregamos na CARIDADE. Isso duraria 40 dias em lembrança ao tempo em que Jesus ficou sem comer no Deserto pela mesma quantidade de tempo.
Durante a Quaresma é realizada no Brasil a Campanha da Fraternidade - a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Todos os anos um determinado tema é escolhido para a CAMPANHA DA FRATERNIDADE. E esse ano o Tema é o seguinte: "FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA". Essa CAMPANHA DA FRATERNIDADE também tem como LEMA: "A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO" (Rm 8, 22). Portanto, neste momento de QUARESMA OREMOS PELO PLANETA TERRA que tanto clama pelo nosso socorro e pelo SOCORRO de Deus.

FONTE: Jornal  O Novo Milênio ANO XII - Nº 167 - MARÇO/2011 (Informativo da Paróquia de São José de Caicó/RN)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: MEIO AMBIENTE, GRAVIDADE E URGÊNCIA DA SITUAÇÃO.

PLANETA ÁGUA! SE NÓS ASSUMIRMOS O COMPROMISSO DE FÉ DE NÃO MAIS POLUIRMOS AS NOSSAS FONTES DE ÁGUA PURA E POTÁVEL AQUI NA TERRA, NOSSAS VIDAS SE ENCHERAM DE BENÇÃOS EM FORMA DE ÁGUA PURA PARA MATARMOS A NOSSA SEDE DE DEUS.

O problema das MUDANÇAS CLIMÁTICAS tem sido causa de grandes preocupações. Os noticiários cada vez mais têm expressado isso. O ano de 2010 contou com eventos sem precedentes, como as grandes enchentes no continente asiático e os grandes incêndios na Rússia. No Brasil, tivemos no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em Alagoas.
O número de mortos em consequência de tragédias ambientais tem aumentado consideravelmente a cada ano. Em 2008, o número de mortos em Santa Catarina foi de 135 - considerado um dos número mais impressionantes  em calamidades desse tipo para esse estado. No Rio de Janeiro, só nos primeiros dias de 2010, ocorreram 153 mortes em consequência de deslizamentos provocados pelas chuvas.
Esses números nos mostram que a situação é gravíssima e o quadro está evoluindo muito, e para pior, a cada ano. Por isso providências precisam ser tomadas. Estas devem se verificar  em âmbito internacional, nacional, estadual, regional, municipal, comunitário, pessoal e eclesial. A grande motivação para o envolvimento de todos num grande mutirão para o enfrentamento desses problemas, desde as suas causas até as suas consequências, é justamente a gravidade da situação e o número de vidas ceifadas.
Para o cristão, além dessa motivação, há a FÉ - pois acredita no Deus da VIDA e sabe que tem responsabilidades diante da própria FÉ. A Campanha da Fraternidade de 2011 quer justamente despertar  essa responsabilidade a fim de que todos, na busca de uma FIDELIDADE cada vez maior a Deus e ao seu próprio projeto de Pai, se envolvam no esforço para diminuir as causas do AQUECIMENTO GLOBAL, gerador das MUDANÇAS CLIMÁTICAS, e, ao mesmo tempo, ajam com SOLIDARIEDADE em relação às vítimas das tragédias climáticas.

Autor Conhecido: José Adalberto Vanzella (Secretário-executivo do R. Nordeste 5)



ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Senhor Deus, nosso Pai e criador. A beleza do UNIVERSO revela a Vossa GRANDEZA, a SABEDORIA e o AMOR com que fizestes todas as coisas e o eterno AMOR que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a Vossa obra, e o que era para ser garantia de vida está se tornando ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, e a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta Quaresma nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto para que possa renascer, segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa MUDANÇA DE MENTALIDADE e de ATITUDES.
E, assim, como Maria, que meditava a Vossa palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do evangelho, possamos celebrar na Páscoa do Vosso Filho, nosso Senhor, o ressurgimento do Vosso projeto para todo o mundo.
AMÉM!

sexta-feira, 11 de março de 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

A CAMINHO DA PÁSCOA


Com a Quarta-feira de Cinzas iniciamos a caminhada rumo à Páscoa. São quarenta dias que nos separam dessa grande celebração. A Quaresma é o grande retiro espiritual das comunidades cristãs que se preparam para celebrar o acontecimento maior de nossa FÉ: a ressurreição de Jesus. A liturgia de hoje apresenta duas propostas que nos ajudam a trilhar o caminho da conversão durante este tempo de preparação para a Páscoa: a temática do evangelho e a Campanha da Fraternidade.
O evangelho de hoje está dentro do "sermão da montanha" - espécie de "constituição" do povo cristão apresentada por mateus. São três gestos que devem ser assumidos com discrição e com maior seriedade neste tempo quaresmal, sem visar à auto-promoção: esmola, oração e jejum.
A esmola é um gesto gratuito de solidariedade e de partilha em favor daqueles que sofrem alguma necessidade. Durante este tempo somos convidados a abrir os olhos para ver a realidade que nos cerca e abrir as mãos para o pobre. O ato de bondade para com os outros é, sempre e em todo lugar, ato nobre.
A oração não deve ser um emaranhado de palavras tentando impressionar os outros e a Deus. Deve-se evitar todo espetáculo público centrado em si mesmo. A pessoa que reza em busca de aplauso não faz oração. É um contrasenso louvar a Deus para engrandescer-se.
O jejum nos ajuda a exercitar nosso autodomínio e a renúncia aos apelos do consumismo. Privando-nos de algo importante, entramos em comunhão com aqueles que são privados dos bens fundamentais para uma vida digna.
A Campanha da Fraternidade também, todos os anos, nos faz um apelo concreto de conversão. Este ano ela nos leva a refletir sobre o tema: "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). Como podemos perceber pelo tema e pelo lema, ela nos convida a rever nosso modo de pensar e de agir em relação à natureza, obra de Deus. A humanidade, com a exploração, a depredação e a ânsia do lucro, acaba transformando o cosmos em caos.

Autor Conhecido: Padre Nilo Luza, ssp.

EVANGELHO DA MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS - 09 de março de 2011 (Mateus 6, 1-6. 16-18)

PR: O Senhor esteja convosco!
AS: Ele está no meio de nós!
PR: Proclamação do Evangelho de + Jesus Cristo segundo Mateus.
AS: Glória a Vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem elogiados  pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai , que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles ja receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa". - Palavra da Salvação.

AS: Glória a Vós, Senhor!
PR: Que as Palavras do Evangelho Perdoe os nossos pecados!
AS: AMÈM!

domingo, 6 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOSÉ 2011 (PERÍODO: DE 10 À 19 DE MARÇO)

DIOCESE DE CAICÓ
PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ
Caicó/RN



Queridos paroquianos e paroquianas, devotos e devotas de São José. A Festa de São José se aproxima, a beleza e o encanto da festa está em sua presença. Iremos fortalecer a FÉ, a FRATERNIDADE, a SOLIDARIEDADE e a prática cristã de verdadeiros(as) discípulos(as) missionários(as).
A missão continental será o norte de nossas pregações, pois assumimos em comunhão com nossa igreja particular de Caicó, como prioridade para o ano 2011, as Santas Missões.
Tudo o que for arrecadado com a Festa de São José será destinado à restauração da nossa Igreja Matriz de São José.

Venham todos(as)! Participem!

Bênçãos,
Padre Tadeu.



TEMA DA FESTA DE SÃO JOSÉ 2011: SÃO JOSÉ, ANUNCIADOR DO REINO DE CRISTO.
LEMA DA FESTA DE SÃO JOSÉ 2011: "SOMOS OS MISSIONÁRIOS DA NOSSA AMÉRICA"

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

DIA 10/03 (QUINTA-FEIRA) -OS DIZIMISTAS CELEBRAM.
19H - HASTEAMENTO DA BANDEIRA / PALAVRAS DE ABERTURA / NOVENA
RESPONSÁVEL: EQUIPE DO DÍZIMO.
OBS 1: TODOS OS DIAS HAVERÁ MISSA AS 6H15MIN E NOVENA ÀS 19H.

OBS 2: DIA 17 - DIA DAS CONFISSÕES.


DIA 11/03 (SEXTA-FEIRA) - OS MOVIMENTOS, SERVIÇOS E PASTORAIS CELEBRAM.
RESPONSÁVEIS: O.V.S.; SERRA CLUBE; APOSTOLADO DA ORAÇÃO; LEGIÃO DE MARIA; LIGA JESUS, MARIA E JOSÉ; MARIANOS; TERÇO DA MISERICÓRDIA E RCC.

DIA 12/03 (SÁBADO) - AS MARIAS CELEBRAM.
RESPONSAVEIS: AS MARIAS E O TERÇO DAS MULHERES.


DIA 13/03 (DOMINGO) - AS FAMÍLIAS CELEBRAM.
RESPONSÁVEIS: E.C.C.; EQUIPES DE NOSSA SENHORA E CASAIS EM GERAL.

DIA 14/03 (SEGUNDA-FEIRA) -AS CAPELAS DE SÃO VICENTE E NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS CELEBRAM.
RESPONSÁVEIS: COMUNIDADES DO ABRIGO E DA CASA DA CARIDADE.


DIA 15/03 (TERÇA-FEIRA) - AS CAPELAS DE SANTO ANTÔNIO E SÃO CAMILO CELEBRAM.
RESPONSÁVEIS: COMUNIDADES DA PALMA E DO HOSPITAL DO SERIDÓ.

DIA 16/03 (QUARTA-FEIRA) - O TERÇO DOS HOMENS CELEBRAM.
RESPONSÁVEIS: TERÇO DOS HOMENS DO ABRIGO, DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DA MATRIZ.


DIA 17/03 (QUINTA-FEIRA) - OS JOVENS CELEBRAM. 
RESPONSÁVEIS: JOVENS DA R. C. C.; DO SHALOM; DA COMUNIDADE DO ABRIGO JMV; DA COMUNIDADE PALMA E DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA.

DIA 18/03 (SEXTA-FEIRA) - A CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA CELEBRA.
RESPONSÁVEL: COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA.



DIA 19/03 (SÁBADO) - DIA DE SÃO JOSÉ - OS JOSÉS CELEBRAM.
4H DA MANHÃ - PROCISSÃO LUMINOSA COM A VENERÁVEL IMAGEM DE SÃO JOSÉ;
5H DA MANHÃ - MISSA SOLENE DE ENCERRAMENTO DA FESTA;
RESPONSÁVEIS: TODOS OS JOSÉS; TERÇO DOS HOMENS E TODOS OS DEVOTOS E DEVOTAS DE SÃO JOSÉ.

PREGAÇÕES

Tema: SÃO JOSÉ, ANUNCIADOR DO REINO DE CRISTO.
Lema: "Somos os missionários da nossa América".

1. São José e o plano da salvação.
Condições da Missão
A fé de São José.
A vivência de Deus.
A vida em Cristo.

2. São José e as realidades do dia a dia.
Ambiente primeiro da Missão
São José e a família.
São José e o trabalho.
São José e o Culto Religioso.

3. São José e a missão fora das fronteiras de nosso bairro.
A missão longe de nossa cidade
São José leva Cristo a Belém fora dos limites de seu lugar.
São José leva Cristo aos pastores e magos.
São José leva Cristo ao Egito e povos diferentes.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

DIA 11/03 (SEXTA-FEIRA) - Jantar com São José / 20h - Pingo D'água.

DIA 12/03 (SÁBADO) - Festa dos Salgados / 20h - Em frente a Igreja Matriz de São José.

DIA 13/03 (DOMINGO) - Festa das Massas / 20h - Em frente a Igreja Matriz de São José.

DIA 17/03 (QUINTA-FEIRA) - Balada Jovem / (Banda de Pagode da JMV; Ministério de Música Ruah; Projeto Artes Shalom) / 20h - Em frente a Igreja Matriz de São José.

A Paróquia agradece de coração a todos os patrocinadores e benfeitores que colaboraram material e espiritualmente para o engrandecimento da Festa de São José.

      PADRE TADEU             MONSENHOR TÉRCIO               DIÁCONO EDINALDO
  Administrador Paroquial         Vigário Paroquial                        Tesoureiro da Festa

PREPARAÇÃO PARA A FESTA DE SÃO JOSÉ (DE 10 À 19 DE MARÇO DE 2011): QUEM É SÃO JOSÉ?

A SAGRADA FAMÍLIA ABENÇOANDO O MUNDO.

Pela grande e importante missão que Deus conferiu a São José, podemos aferir sua extraordinária virtude e santidade. Conforme ensina São Tomás de Aquino, Deus confere as graças e privilégios à medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o indivíduo. Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que, pelos desígnios de Deus, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho?
O evangelho o define em três palavras: "José era justo". Ora os santos doutores da Igreja afirmam que este qualificativo designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado. A Igreja chama-o também de "santíssimo", qualificativo que não dá a nenhum outro santo. Donde podemos inferir que consumada perfeição ele atingiu! Oh! Que santo maravilhoso é o preclaro São José, diz São Francisco de Salles. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito ou que possuia as virtudes no mesmo excelso grau em que as possuía a Ssma. Virgem Maria.
Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, reis e príncipes. A sua família fora prometida o trono com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorre de pertencer à família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé, e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido.

Que honra e que dignidade!

Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol da justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o céu e faz tremer o inferno. Honram-no os anjos e cumprem suas ordens.
Na última aparição, havia em Fátima a 13 de outubro de 1917, os videntes contemplaram um espetáculo muito belo. Quando Nossa Senhora desapareceu, surgiu como num quadro a Sagrada Família. À direita estava Nossa Senhora, vestida de branco com um manto cerúleo e o rosto mais resplandecente que o sol; à esquerda, São José com o Menino Jesus, no ato de abençoar o mundo. Eis o lugar de São José no céu, entre Jesus e Maria.

Fonte: LIVRINHO - IDE A SÃO JOSÉ (PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ - CAICÓ/RN - DIOCESE DE CAICÓ)

PREPARAÇÃO PARA A FESTA DE SÃO JOSÉ (DE 10 À 19 DE MARÇO DE 2011): A ARDENTE CARIDADE DE SÃO JOSÉ.

São José segurando carinhosamente o Menino Deus.

Jesus ao conferir a Pedro o governo da Igreja, pergunta-lhe se ele O ama mais que os outros, com efeito, o AMOR é a fonte, a regra e a lei de toda verdadeira vida. Não são as obras que contam diante de Deus, mas é unicamente o AMOR que vale. AMAR e amar perdidamente a Deus é a única coisa que nos cabe fazer nesta vida. Podemos, pois, imaginar qual teria sido o imenso AMOR de São José para com Deus. Vivia abismado na contemplação do Senhor. Foi tão intenso e ardente seu AMOR para com Deus, que depois de Maria, ninguém amou mais a Deus do que ele.
Em Nazaré, o menino Deus agia sobre a alma de seu pai adotivo por todos os meios: pelo olhar, pelo sorriso filial, pelas palavras, pelas carícias inocentes. Que incêndio de AMOR, diz Santo Afonso, irrompia no coração de José quando trazia em seus braços o adorável Menino e o apertava ao coração, ou quando o via crescer diante de seus olhos!
Os dois discípulos de Emaús sentiram-se abrasados de AMOR DIVINO, nos poucos momentos que acompanha o Senhor - Não é verdade, diziam entre si, que nosso coração ardia dentro de nós, enquanto Ele nos falava? Que devemos pensar da intensa caridade que se desenvolveu no coração de São José, durante os trinta anos que passou na companhia do Filho de Deus, ouvindo as palavras que saíam de sua boca, e observando seus divinos exemplos?
Que expansões de puríssima ternura brotavam de sua alma santa? Que ardentíssima caridade abrasava seu coração?
Os maiores tesouros que Deus possuía na terra, Jesus, seu Filho dileto, e Maria sua Mãe, foram confiados a José. Constituiu-o chefe de sua família, senhor de seus bens. Deu-lhes os direitos inerentes a esse encargo.
Ó Jesus, dai-me a ardente caridade de São José, e nada mais restará a desejar sobre a terra.

Autor Conhecido: Santo Cura de Ars.

RAPIDAS: Dia Internacional da Mulher!

O CORAÇÃO DE MARIA, MÃE DO NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO, CHORA A CADA VEZ QUE UMA MULHER É VIOLENTADA NO BRASIL. PENSE NISSO!

No próximo dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Pensemos apenas neste dado: A CADA DUAS HORAS MORRE UMA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA NO BRASIL.

Fonte: SEMANÁRIO LITÚRGICO-CATEQUÉTICO - O DOMINGO (ANO LXXIX - REMESSA III - 06/03/2011 - Nº 11)

O CIENTISTA QUE DEFENDEU A EXISTÊNCIA DE DEUS...

Albert Einstein - o CIENTISTA QUE DEFENDEU A EXISTÊNCIA DE DEUS.
Uma vez perguntaram a Albert Einstein: "O Senhor acredita na ESCURIDÃO?"
Albert Einstein respondeu: "A ESCURIDÃO não existe, o que EXISTE É A AUXÊNCIA DE LUZ!"
Uma nova pergunta foi feita a Albert Einstein: "O Senhor acredita no MAL (MAU)?"
Albert Einstein replicou: "O MAL (MAU) não existe, o que EXISTE É A AUXÊNCIA DE DEUS!"

Fonte: Desconhecida.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Formação da Consciência Ambiental.

Nós somos como Tripulantes nesta grande embarcação chamada Planeta Terra. Portanto, do mesmo modo que os marinheiros cuidam bem das embarcações para que elas enfrentes grandes tormentas sem serem destruídas, nós também devemos cuidar bem do nosso Planeta para que os que virão depois de nós também tenham a graça de usufluir desta maravilha que é a NATUREZA.

A Campanha da Fraternidade deste ano apresenta uma proposta de formação da consciência ambiental. Essa proposta tem como fundamento a obra criadora realizada por Deus e a nossa responsabilidade diante dela.
De fato, como seres criados por Deus e pertencentes à natureza humana, tendemos a nos realizar no que diz respeito tanto à nossa espiritualidade quanto ao fato de sermos seres naturais. Para isso, precisamos escolher - ao longo de nossa vida - as propostas feitas por Deus na obra da criação, uma vez que somos seres naturais, moldados do barro, mas temos a dimensão espiritual, recebemos o sopro de Deus (cf. Gn 2, 7).
Quando Deus nos criou, confiou-nos a obra criada, a qual devemos dominar. O domínio não deve ser exercido de acordo com critérios humanos de relação de poder. A palavra dominar vem de dominus, que significa senhor. Dominar verdadeiramente significa exercer o senhorio segundo o modelo do Senhor, o próprio Deus.
Deus nos colocou no jardim que é o nosso planeta e nós somos convocados a cuidar dele segundo o modelo de Deus - que é quem cria, abençoa, possibilita o crescimento e cuida.
A nossa relação com o meio ambiente deve orientar-se de acordo com essa perspectiva. Somos responsáveis pelo jardim que é o nosso planeta, e cuidar dele é uma necessidade. Com base nesse princípio é que deve ser formada a consciência ambiental de todos os cristãos, para respeitar a natureza, promover a sua preservação, evitar a poluição e a degradação do meio ambiente e, principalmente, garantir a sua continuidade. Todo cristão deve contribuir para que a natureza continue sendo grande bênção para todas as pessoas e revele o AMOR ETERNO do Deus criador.

Autor Conhecido: Padre José Adalberto Vanzella (Secretário-executivo do R. Nordeste 5)

EM NOME DE QUEM?

Seguindo o exemplo de Jesus Cristo façamos do nosso FALAR, PENSAR e AGIR uma forma de JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO. Jesus é o Filho de Deus e como tal Ele já é Santo por natureza, mas nós precisamos fitar nossos olhos nele para nos tornarmos SANTOS E PERFEITOS iguais a Ele. A CONVERSÃO e a SANTIFICAÇÃO dos PECADORES é um processo contínuo, portanto, não relachemos em buscar por em PRÁTICA tudo que JESUS NOS ENSINOU. Minha Mãe Biológica já me dizia nas minhas mais remotas idades: "O EXEMPLO VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS!"

Mesmo a maior profissão de FÉ em Jesus, que o reconheça como "Senhor" da história, não significa nada, sem a prática da vontade de Deus.
O próprio Evangelho de Mateus, em 25, 31-46, mostra sobre o que seremos julgados "naquele dia", quando teremos de prestar contas a Deus: demos de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede? Acolhemos o estrangeiro? Vestimos os que não têm roupa? Visitamos doentes e presos? Enfim, fizemos o bem aos necessitados, aos menores da sociedade?
Se, com nossas ações, deixamos o menor dos irmãos por último para continuarmos preferindo os já privilegiados, estamos de fato perdendo a chance de nos comprometer com a justiça do reino
E o meior dos enganos é acreditar que injustiças estejam de acordo com a vontade de Deus e que se possam cometer maldades em nome de Jesus. Em nome de Jesus já se fizeram muitas guerras. Já se mataram muitas pessoas. Já se condenaram muitos inocentes. Já se abençoaram muitas injustiças.
Compreender o reino e sua dinâmica, portanto, é fundamental. Pois não existiria maior fracasso e arrependimento para nós do que ouvir do próprio Deus as palavras: "Nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, malfeitores!"
Dizer-se cristão e praticar ações contrárias ao que o Mestre viveu e ensinou é como construir uma casa sobre a areia. Uma casa assim acaba caindo facilmente. Construir sobre a rocha da fidelidade, em vez, é comprometer-nos com a justiça do reino, é estar sempre atentos às palavras de Jesus sobre aquilo de que teremos de prestar contas a Deus. Não para salvarmos a própria pele, pois a salvação é graça divina. Mas para sentirmos e compreendermos desde já a bondade do próprio Deus, ao nos comprometermos com a justiça do seu reino. Caso contrário, nossa vida cristã não será nada mais que uma proclamação de FÉ VAZIA num Senhor que na verdade desconhecemos.
Só compreende quem AGE. E só compreende segundo Deus quem AGE SEGUNDO O QUE JESUS ENSINOU.

Autor Conhecido: Padre Paulo Bazaglia, ssp.


LITURGIA DA PALAVRA da MISSA DO 9º DOMINGO COMUM (06 de março de 2011)

Estamos diante de uma escolha: a benção ou a maldição. A benção significa fazer a opção pela palavra de Deus. É depositar nela nossa confiança e acreditar que o Senhor é rocha protetora para nós.

1ª LEITURA (Dt 11, 18, 26-28, 32)

Leitura do Livro do Deuteronômio - Moisés falou ao povo, dizendo: "Incuti estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma; amarrai-as como sinal em vossas mãos e colocai-as como faixas sobre a testa. Eis que ponho diante de vós bênção e maldição: a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos prescrevo; a maldição, se desobedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus e vos afastardes do caminho que hoje vos prescrevo, para seguirdes outros deuses que não conheceis. Tende, pois, grande cuidado em cumprir todos os preceitos e decretos que hoje vos proponho". - Palavra do Senhor.

AS: Graças a Deus!

Salmo Responsorial 30 (31)

Senhor, eu ponho em vós a confiança: / sede uma rocha protetora para mim! 

1. Senhor, eu ponho em vós minha esperança; / que eu não fique envergonhado eternamente! / Porque sois justo, defendei-me e libertai-me; / apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!
2. Sede uma rocha protetora para mim, / um abrigo bem seguro que me salve! / Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; / por vossa honra oriertai-me e conduzi-me!
3. Mostrai serena a vossa face ao vosso servo / e salvai-me pela vossa compaixão! / Fortalecei os corações, tende coragem, / todos vós que ao Senhor vos confiais.

2ª LEITURA (Rm 3, 21-25a.28)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. - Irmãos, agora, sem depender do regime da lei, a justiça de Deus se manifestou, atestada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus que se realiza, mediante a FÉ em Jesus Cristo, para todos os que têm a FÉ. Pois diante dessa justiça não há distinção: todos pecaram e estão privados da glória de Deus, e a justificação se dá gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção realizada em Jesus Cristo. Deus destinou Jesus Cristo a ser, por seu próprio Sangue, instrumento de expiação mediante a realidade da FÉ. Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela FÉ, sem a prática da lei judaica - Palavra do Senhor.

As: Graças a Deus!

EVANGELHO (Mateus 7, 21-27)

PR: O Senhor esteja convosco!
AS: Ele está no meio de nós!
PR: Proclamação do Evangelho de + Jesus Cristo segundo Mateus.
AS: Gloria a Vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' Então eu lhes direi publicamente: 'Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal'. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!" - Palavra da Salvação.

AS: Glória a Vós, Senhor!
PR: Que as Palavras do Evangelho perdõe os nossos PECADOS!
AS: AMÉM!

EM PREPARAÇÃO À FESTA DE SÃO JOSÉ DE CAICÓ: ORAÇÕES DE SÃO JOSÉ

A Sagrada Família (Jesus, Maria e José)! Essa Família deveria servir-nos de exemplo para todos nós, mas o dinheiro nos cega e os nossos corações são de pedra.

Oração de São José pela Santa Igreja

Bem-aventudaro São José, a vós recorremos em nossa tribulação, e tendo implorado o socorro de vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por aquela caridade que vos ligou com a imaculada Virgem Mãe de Deus, e pelo AMOR paternal, com que estreitastes em vossos braços ao Menino Jesus, suplicantes vos rogamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo adquiriu com o seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades, com vosso auxílio e poder.
Amparai, ó guarda providentíssimo da Sagrada família, a linhagem escolhida e Jesus Cristo; afastai para longe de nós ó pai amantíssimo, todo o contágio de erros e corrupções; assisti-nos do alto do céu, ó libertador nosso fortíssimo, na presente luta contra o poder das trevas; e assim como outrora livrastes do supremo risco de vida o Menino Jesus, assim defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade; e a cada um de nós amparai com vosso perpétuo Patrocínio para que, a exemplo vosso possamos viver santamente, piedosamente morrer e alcançar no céu a eterna bem-aventurança. AMÉM!

Oração a São José

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção e causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no AMOR de Jesus e Maria.
São José do perpétuo socorro, rogai por nós que recorremos a vós.
AMÉM!

Oração da Missa de São José Esposo de Maria Santíssima (19 de março)

Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primicias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os Mistérios da Salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo. AMÉM!

Oração a São José Operário (1º de maio)

"Ó Deus, que criaste todas as coisas e impuzestes no gênero humano a lei do trabalho, concedei, que, com o exemplo e a proteção de São José, executemos as obras que determinais, e ganhemos as recompensas, que prometeis. Por Cristo, Senhor Nosso. AMÉM!".

Oração de São José pela conversão de um PECADOR 

Ó justo e glorioso São José eu vos recomendo incessantemente a salvação da alma de ... que Jesus resgatou à custa do seu próprio Sangue. Vós sabeis quanto são infelizes aqueles que, tendo banido de seu coração ao divino Salvador, ficam expostos a perdê-lo por toda a ETERNIDADE. Não permitais, pois, que esta alma, que me é tão querida, fique por muito tempo separada de Jesus. Fazei-lhe conhecer os perigos que a ameaçam. Falai fortemente ao seu coração. Reconduzi este FILHO PRÓDIGO ao seio do melhor dos pais, e não o deixeis sem lhe terdes aberto as portas do céu, onde vos bendirá eternamente pela FELICIDADE que lhe tiverdes proporcionado. AMÉM!

Oração de São José para as REFEIÇÕES

Ó São José, que como chefe da sagrada Família de Nazaré, deste o pão de cada dia a Jesus e a Maria, dá a teus filhos aqui presentes, e a todos os que têm fome o pão deste dia para que todos procurem melhor este pão que é fazer a vontade do Pai do Céu. AMÉM!

Oração de São José pelos AGONIZANTES

São José, pai adotivo de Jesus Cristo, verdadeiro esposo de Maria Virgem, rogai por nós e pelos AGONIZANTES deste dia (ou desta noite). AMÉM!

terça-feira, 1 de março de 2011

ENSINANDO A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL (SE BEM QUE NEM SEMPRE O CAMINHO MAIS RÁPIDO E MAIS FÁCIL É O MELHOR CAMINHO)

TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA

Jesus Cristo Misericordioso. Eu confio em Vós!

 
1 PAI-NOSSO...
1 AVE-MARIA...
1 CREDO...


NAS CONTAS DO PAI NOSSO (CONTAS GRANDES), REZA-SE:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

NAS CONTAS DAS AVE-MARIAS (CONTAS PEQUENAS), REZA-SE:

Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes)

AO FINAL DO TERÇO, REZA-SE:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.


HISTÓRIA DO TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA

Foto da Irmã Faustina.

Este terço foi ensinado durante uma visão que Irmã Faustina teve em 13 de setembro de 1935:

"Eu vi um anjo, o executor da cólera de Deus... a ponto de atingir a terra... Eu comecei a implorar intensamente a Deus pelo mundo, com palavras que ouvia interiormente. À medida em que assim rezava, vi que o anjo ficava desamparado, e não mais podia executar a justa punição..."

No dia seguinte, uma voz interior lhe ensinou essa oração nas contas do rosário.
Mais tarde, Jesus disse a Irmã Faustina:

"Pela recitação desse Terço agrada-me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei suas almas de PAZ, e a hora da morte deles será FELIZ. Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade dos seus pecados, quando se desvenda diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas se lance com confiança nos braços da minha Misericórdia, como uma criança nos braços da mãe querida. Estas almas têm sobre meu Coração Misericordioso um direito de precedência. Dize que nenhuma alma que tenha recorrido a minha Misericórdia se decepcionou nem experimentou vexame..."

"... Quando rezares este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador Misericordioso".

ORAÇÃO: VINDE, ESPÍRITO SANTO

Que as lindas asas do sinal de AMOR que é o Espírito Santo repouse sobre nossas mentes, coração e alma as suas GRAÇAS DIVINAS.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso AMOR. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. AMÉM!

OBS: A oração acima foi retirada do Manual de Recitação do Terço dos Homens da Matriz de São José de Caicó/RN.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA MÃE DE JESUS

Maria, Mãe de Jesus, orando aos céus pelo alívio das dores sofridas pelo seu Divino Filho por ocasião da Morte de Cruz. Se todas as mães ensinassem os seus filhos a rezar como Maria fez com Jesus, o mundo seria um pedacinho do céu.

Santa Maria, Mãe de Deus, conserva em mim um cocração de criança, puro e límpido como uma fonte de água cristalina.
Concede-me um coração sensível que não se deixe dominar pelas próprias tristezas; um coração ardente na entrega de si, capaz de compadecer-se; um coração fiel e generoso que não se esqueça de nenhum bem e não guarde rancor por nenhum mal.
Forma meu coração de modo que ele seja doce e humilde; que ele ame sem impor a condição de ser retribuído; que serenamente, saiba retirar-se de outros corações para que nele habite teu Filho Divino.
Que seja um coração grande e inquebrantável não se cansando diante da indiferença; um coração que viva inquieto pela glória de Jesus Cristo.

Um coração ferido por seu AMOR, cuja chaga se feche apenas no céu.

(L. de Grandmaison, SJ)

OBS: A oração acima foi retirada do Manual de Recitação do Terço dos Homens da Matriz de São José de Caicó/RN.