quarta-feira, 13 de junho de 2012

VEM AÍ, A PASTORAL DA SAÚDE

São Camilo de Lellis cumprindo a missão de servir aos pobres e doentes. "Todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal". (Mateus 20, 26)
A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10, 10). É sua missão evangelizar com renovador ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.
A Pastoral da Saúde, numa sociedade consumista e preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercador e as pessoas acometidas por alguma doença como um peso para o Estado, torna-se a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização da pessoa doente.
Ela defende a saúde como um direito fundamental da pessoa humana, sem distinção de cor, raça, status social ou credo. Contudo, para que a Pastoral da Saúde seja um trabalho organizado e fiel ao Evangelho de Jesus Cristo, ela deve ser regida por diretrizes em consonância com a pastoral orgânica da Igreja.
É seguindo os passos de Jesus Cristo que a Pastoral da Saúde descobre o seu lugar e importância na sociedade. A vida é o dom mais precioso com que Deus agraciou o ser humano. Proteger a vida é uma missão sagrada de todos e cada um de nós.


Fonte: Informativo da Paróquia de São José - Caicó(RN) - “O Novo Milênio” (ANO XIII – Nº 182 – JUN/2012)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Exploração do Trabalho Infantil é crime!!!

Creio que o TRABALHO engrandece a ALMA e ENCAMINHA uma CRIANÇA/ADOLESCENTE. Numa sociedade onde crianças e adolescentes experimentam o DESCAMINHO da DROGA e do VÍCIO, considero o TRABALHO uma VIRTUDE muito salutar para o crescimento de uma criança e/ou adolescente. Contudo, não devemos confundir o TRABALHO/APRENDIZADO com o TRABALHO/EXPLORAÇÃO. As crianças e adolescentes têm o DIREITO e o DEVER de brincar, estudar e aprender uma profissão.

Criança não pode e nem deve ser envolvida prematuramente no trabalho, principalmente, se coagida pelos adultos. Entretanto, o que temos observado após os anos 90 é que muitas crianças e/ou adolescentes, não desejam iniciar a sua vida profissional, seja através de estágio ou outra forma de inserção no mercado de trabalho e dessa forma ficam sem perspectivas em crescer no campo profissional. Os jovens precisam dar o pontapé inicial e dessa forma atingir os principais objetivos de todo ser humano: O sucesso e a total liberdade de ser um adulto responsável e útil.

Essa é a minha opinião, mas não é a única... Deixe o seu comentário e enriqueça o nosso VOCABULÁRIO DE IDEIAS...

Autor do Texto: Denio Medeiros de Araújo.

ORAÇÃO SIMPLES e SINCERA...


              Em minhas orações suplico sempre a Deus por SAÚDE... SAÚDE não consiste apenas na ausência de doenças... O conceito de SAÚDE é mais amplo e abrange o BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL, SOCIAL e ESPIRITUAL...
              Rezo também agradecendo pelo DOM DA VIDA... Como tudo na vida, não existe GLÓRIA sem LUTA... Nem RESSURREIÇÃO sem MORTE... No entanto, não existe MORTE santa quando ela é desejada... Assim, não devemos nos queixar quando a VIDA mostrar-se tão SOFRIDA... A escuridão dura apenas o intervalo de uma noite e o Sol sempre vem iluminar nossos dias e torná-los repletos de ALEGRIA.
              “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30: 5)  
             Senhor Deus, desarma o meu coração e aumenta a minha FÉ para que a saúde e a perseverança sejam abundantes em minha vida...



Autor do Texto: Denio Medeiros de Araújo.

A DIALÉTICA do Aniversário


Obrigado pelas felicitações postadas nessa data marcante que foi o dia do meu aniversário! Como tudo na vida, existe um lado bom e um lado ruim em se comemorar mais um ano de vida... O lado ruim é que estou um ano mais velho... O lado bom é que a vida está sempre se renovando... RENOVANDO... ReNoVaNdO... RenovandO... Por toda a eternidade e sem fim... AMÉM!
VOCABULÁRIO
Dialética é uma corrente filosófica onde ocorre à existência de três elementos: tese, antítese e síntese. A tese é uma afirmação qualquer que será confrontada com a antítese, uma ideia oposta à tese, ou seja, a antítese é a negação da tese. Por sua vez, desse embate entre tese e antítese surgirá à síntese, que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. Podemos dar como exemplo o seguinte raciocínio: Temos a afirmação ou tese de que Pelé é o Rei do Futebol; a antítese seria que Maradona é o Rei do Futebol; assim obteríamos a síntese de que Brasil e Argentina possuem o melhor futebol do mundo.

Autor do Texto: Denio Medeiros de Araújo.