terça-feira, 25 de outubro de 2011

1º Encontro do Terço dos Homens de Caicó-RN (6 de novembro de 2011)


ERRATA 1: RECITAR ESCREVE-SE COM "C" E NÃO COM "S"

ERRATA 2: A SEGUNDA PALESTRA NÃO SERÁ REALIZADA PELO DIÁCONO SÉRGIO E SUA ESPOSA, MAS PELO CASAL GALVÃO E SÔNIA.

Estão todos convidados a este evento maravilhoso repleto do Espírito Santo de Deus.

Contemplar os Mistérios da Vida do Nosso Senhor Jesus Cristo através da recitação do Terço é um dos caminhos que nos levam ao reino de Deus. 

A Oração do Terço é uma das formas de suplicar a interseção de Nossa Mãe Santíssima, Maria, pedindo a Graça que tão abundantemente Deus derramou sobre ela e que nos é oferecida diariamente do nascer ao por do sol. Através da Graça de Deus, manifestada na Oração do Terço, somos capazes de evangelizar as nossas famílias de sangue, do trabalho, da escola, da universidade, do grupo de amigos e inimigos, etc. Afinal de contas, Jesus nos ensina que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. O Amor torna a prática do Perdão mais fácil e profícua. Precisamos aprender um dos ensinamentos centrais que Jesus Cristo nos deixou que consiste em amar os nossos inimigos, e como o Perdão é o primeiro passo para a Reconciliação, devemos recitar o Terço com os sentimentos de Amor e Perdão impregnados em cada oração. Somente o Amor é capaz de Perdoar!

A Oração e o Evangelho são intrumentos capazes de COMUNICAR os nossos anseios, preocupações, súplicas e agradecimentos. Na oração nos comunicamos com Deus de forma reciproca e no Evangelho Deus comunica-se conosco de forma recíproca!

Através da Oração do Terço também nos é facultado agradecer o dia que passou e os que ainda estão por vir. Agradecer o Pão e o Vinho (Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo) que é servido na Ceia do Senhor, saciando a fome e a sede dos mais necessitados. Além disso, agradecemos o fato de sermos afortunados e de termos a condição de oferecer aos nossos irmãos na fé que passam por alguma dificuldade de ordem física, emocional ou espiritual o conforto necessário para sanar, mesmo que de forma paleativa, o sinistro que os acomete.

Nem todos os cristãos vivem confortavelmente ou em condições dignas! Existem aqueles que dizem não ser cristãos por ver cristãos que vivem mal. Cabe a nós transformar as mentes dessas pessoas que não compreendem a mensagem de Jesus Cristo.

Através da recitação do Terço e da meditação do Evangelho a humanidade torna-se capaz de levar conforto material, emocional e, principalmente, espiritual aos necessitados.

FELICIDADES PARA TODOS NÓS, POIS SER FELIZ SOZINHO É IMPOSSÍVEL...

AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

domingo, 23 de outubro de 2011

Síndrome de Asperger?

A MENTE DE UM PORTADOR DE SÍNDROME DE ASPERGER MUITAS VEZES TORNA-SE A SUA MAIOR PRISÃO.

A Síndrome de Asperger é uma desordem pouco comum, contudo o conhecimento de tal distúrbio é muito importante na prevenção do processo psicológico das crianças. A Síndrome de Asperger geralmente é diagnosticada tardiamente devido a falta de conhecimento por parte dos profissionais da área da saúde mental, como também da família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. Esta síndrome é uma categoria bastante recente criada pelos doutrinadores da psicologia e da neurociência e encontra-se em uso há cerca de 15 anos.

A Síndrome de Asperger é bastante confundida com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Depressão, TAB (Transtorno Afetivo Bipolar), Esquizofrenia, etc. Contudo, não há presença de qualquer atraso significativo no desenvolvimento da fala ou capacidade cognitiva nas pessoas portadoras de Síndrome de Asperger, podendo até mesmo passar a vida toda sendo apenas consideradas pessoas "estranhas" ou "excêntricas" para os padrões típicos de comportamento. Embora essas pessoas não tenham um atraso significativo no desenvolvimento cognitivo, é importante que a criança receba educação especializada o mais cedo possível para auxiliar o indivíduo a contornar os problemas de comportamento que apresenta e também para ajudar a direcionar os campos de interesse e de estudo da criança.

A Síndrome de Asperger é caracterizada por desvios e anormalidades em três amplos aspectos do desenvolvimento: INTERAÇÃO SOCIAL, USO DA LINGUAGEM PARA COMUNICAÇÃO e CERTAS CARACTERÍSTICAS REPETITIVAS OU PERSEVERATIVAS SOBRE UM NÚMERO LIMITADO (PORÉM INTENSO) DE INTERESSES.

Apesar de existirem algumas semelhanças com o Autismo, as pessoas com Síndrome de Asperger geralmente têm elevada habilidade cognitiva e funções de linguagem normais, se comparadas a outras desordens neurobiológicas.

Apesar dos portadores dessa síndrome poderem ter um extremo comando da linguagem e vocabulário elaborado, estão incapacitados de usá-los em contexto social e geralmente têm um tom monocórdico (monótono), com alguma nuance e inflexão da voz.

Crianças com Síndrome de Asperger, podem ou não procurar uma interação social, mas têm sempre dificuldades em interpretar e aprender as capacidades da interação social e emocional com os outros.

Alguns sintomas dos portadores desta síndrome são: dificuldade de interação social, comportamento desajeitado ou estabanado, dificuldades em processar e expressar emoções (o que leva pessoas a pensar erroneamente que os pacientes com Asperger não sentem empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseverança em comportamentos esteriotipados, fixação sobre um número limitado (porém intenso) de interesses. Entretanto, nem todos os portadores de Asperger manifestam todos os sintomas descritos acima.

Sabe aquele famosa frase: "FAÇA AMOR, MAS NÃO FAÇA SEXO!" Na cabeça de uma pessoa adulta com Síndrome de Asperger os papéis se invertem: "FAÇA SEXO, MAS NÃO FAÇA AMOR!" Isso não significa que o paciente tenha uma total e completa apatia quando o assunto é SENTIR EMOÇÕES FORTES, mas fica claro a extrema dificuldade de receber e transmitir sentimentos.

O paciente com Asperger tem uma tendência de transformar tudo em números, teorias, fórmulas, objetos.

AMOR deixa de ser um sentimento romântico ou uma interação socioafetiva para se tornar uma simples equação matemática ou uma reação química no cérebro. O SEXO na cabeça de um paciente com Asperger pode ser entendido como uma simples troca de fluidos corporais, necessário para a perpetuação da espécie humana.

Podemos definir as tentativas de interação social verbal do portador de Asperger como "PAPOS EXTREMAMENTE BROXANTES!" No que se refere as interações sociais não verbais podemos dizer que são "EXPRESSÕES CORPORAIS EXTREMAMENTE BROXANTES!"

A Síndrome de Asperger é uma verdadeira exterminadora de RELACIONAMENTOS!

No que se refere ao interesse repetitivo ou perseverativo sobre um número limitado, porém intenso, de assuntos, podemos citar o meu envolvimento quase obsessivo com assuntos da competência da Teologia e da Psicologia. Também demonstro muito interesse em música, livros, cinema e INFORMÁTICA.

Caso algum leitor deste BLOG perceba a presença de alguns dos sintomas descritos nesta postagem em membros da família (filho, irmão, neto, etc) ou em si próprio... Podem ficar tranquilos! Apesar do diagnóstico de Síndrome de Asperger (fruto de uma análise criteriosa de um profissional da área de saúde mental) exigir cuidados específicos por parte de todos que convivem com o paciente... Não há necessidade de excessiva preocupação com relação a Síndrome de Asperger! Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da Síndrome de Asperger como o físico Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Chales Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick, Andy Warhol e Tim Burton o enxadrista/xadrezista Bobby Fischer, além do músico Adam Young da banda Owl City.

A Sindrome de Asperger é mais comum no sexo masculino. Na fase adulta, muitos portadores de Asperger podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa  que não possui a síndrome. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, "Prêmio Nóbel" de Economia de 2002).

No meu caso, particularmente, somente consegui o diagnóstico definitivo de Síndrome de Asperger aos 28 anos de idade. Para piorar a situação também sou portador de TAB (Transtorno Afetivo Bipolar) e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). O TAB (Transtorno Afetivo Bipolar) é uma doença crônica, ou seja, não existe cura e os episódios maníacos-depressivos (se não tratados) podem ocorrer durante toda a vida do paciente. Já o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) se caracteriza pela presença de uma ou várias manias com diferentes níveis de intensidade. Para todos esses Transtornos há tratamento, porém se faz necessário o acompanhamento psicológico/psiquiátrico contínuo, além do apoio da família, amigos, colegas de trabalho, enfim, todos que acompanham a vida do paciente de perto.

OBS: Não é muito comum, mas pode ocorrer de uma pessoa possuir uma combinação de Transtornos ou Síndromes. Podemos tomar como exemplo o meu caso (TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR + TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO + SÍNDROME DE ASPERGER)

FONTE 1:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndro
me_de_Asperger

FONTE 2:
MONOGRAFIA ELABORADA PELO ALUNO PAULO TEIXEIRA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO (PORTUGAL).

ADAPTAÇÕES REALIZADAS NO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.




domingo, 9 de outubro de 2011

CAMINHOS DE EXISTÊNCIA - O CAMINHO DA RELIGIOSIDADE PÓS-MODERNA

PROGRESSO: UM PASSO PARA FRENTE E DOIS PARA TRÁS...
O regime militar desbaratou os movimentos revolucionários dos jovens das décadas de 60 e 70. Depois fracassou e cedeu o poder aos civis de maneira pouco honrosa. A DEMOCRACIA QUE VEIO DECEPCIONOU! O ânimo combativo dos jovens se esfriou. O inimigo se esfumou. O socialismo desabou ruidosamente. O sandinismo corrompeu-se. Fidel Castro adoeceu e Cuba continua solitária na opção socialista. Irrompeu imenso vazio ao lado de dolorosa decepção na vida de muitos que sonhavam com o mundo JUSTO, FRATERNO e SOLIDÁRIO.
Em seu lugar, o NEOLIBERALISMO triunfante impôs a lei rígida do mercado. Tudo se torna mercadoria. O consumismo cresce enormemente. Imperam a exterioridade, o MARKETING, a propaganda, a onda colorida midiática. Já não se consegue vislumbrar nenhum caminho de compromisso sério.
Abre-se o campo para a espiritualidade pós-moderna de corte pentecostal, que invade o espaço baldio do coração da geração desiludida com a militância política.
Onde buscar um sentido para a vida? Se os ideais maiores de ontem se perderam, não resta senão enveredar-se por trilhas religiosas que encham o coração de consolação. Pululam inúmeras religiões, oferecendo produtos de consumo piedoso. O caminho espiritual se povoa de ritos, festas, aleluias. A vida, que se tornara seca, encontra sentido nessas propostas.
A emoção religiosa leva a melhor no confronto com a racionalidade moderna. Esta se reduz ao mundo tecnológico, que não afeta a espiritualidade, antes lhe dispõe recursos de irradiação no campo da COMUNICAÇÃO. A ciência, que secara a espiritualidade, transforma-se em tecnologia que a incentiva. Os recursos visuais e auditivos criam clima de alta sensibilidade espiritual.

AUTOR DO TEXTO: J. B. Libanio, sj

POESIA DE BIPOLAR SÓ RIMA NO FINAL...

TER BIPOLARIDADE É UMA DICOTOMIA: DE UM LADO O VAZIO INTERIOR DA DEPRESSÃO E DO OUTRO A MANIA PREENCHENDO A ESCURIDÃO.

A Bipolaridade criou em mim
Uma realidade alternativa
Onde eu era um semideus.

Meus pensamentos voavam
E me fazia flutuar sem sair do lugar,
Pois voar sem ASAS
E pensar SER um ANJO CAÍDO
É algo típicamente BIPOLAR.

Até que um dia,
Contemplando a CRIAÇÃO
Do verdadeiro DEUS
Cujas FRONTEIRAS e LIMITES
Não cabem nos RÓTULOS da HUMANIDADE,
Me tornei criatura novamente.


Com a Força de um Touro,
A Beleza de um Pavão,
A Perspicácia de uma Serpente
E o Barulho de um Trovão.

AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo