magazinedmtech

domingo, 21 de agosto de 2016

CAPÍTULO 5: A RODA GRANDE ENTROU NA PEQUENA.



Em outros tempos os nossos pais teriam orgulho de ter um filho doutor-advogado, mas no cenário atual o que vale mais é o ditado popular: “Em terra de analfabeto funcional quem tem um filho encanador é rei”.
Atualmente, com o aumento da oferta de vagas em Universidade Públicas e Particulares, o ensino superior tornou-se mais acessível à totalidade da população brasileira. Com isso, vemos com muito mais frequência fenômenos como a presença de universitários, especialistas, mestres e até mesmo doutores nos Concursos para o cargo de Gari, realizados nas grandes capitais do nosso país. Um exemplo da ocorrência desse fenômeno pode ser observado no Concurso Público realizado em 2009 na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, onde foi constatada a presença de inúmeros inscritos com nível de escolaridade elevado. “Quarenta e cinco inscrições foram realizadas por candidatos com DOUTORADO” 14.
         Percebe-se claramente um aumento da demanda de profissionais com Nível Superior e um excesso de procura por profissionais com nível médio-técnico. Em algumas regiões do país um PEDREIRO está ganhando tanto quanto um ENGENHEIRO CIVIL. Um ELETRICISTA está faturando mais do que um ENGENHEIRO ELÉTRICO. Quando alguém (pessoa física ou jurídica) procura um médico, um advogado, um dentista, etc. rapidamente esse profissional é encontrado, mas nem sempre o problema é resolvido a contento. No entanto, quando alguém (pessoa física ou jurídica) procura um profissional de nível médio-técnico, nem sempre consegue encontrá-lo com facilidade e, quando um profissional de nível médio-técnico devidamente qualificado é encontrado, os problemas costumam desaparecer restando apenas um: uma conta meio salgada para pagar. A lei de mercado parece nos apunhalar pelas costas: procura x demanda. A única saída para as empresas no cenário atual é formar os seus próprios profissionais de nível médio-técnico ou esperar que um diploma superior resolva tudo.
Meu trabalho consiste em digitar monografias, teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado e posso garantir a todos vocês que estão lendo este texto: "não vejo muita diferença entre um analfabeto funcional e um concluinte de curso de nível superior".
          Um Diploma de Formação Superior passou a ser uma realização pessoal e deixou de ser uma garantia de sucesso profissional.


______________________________________
14 As Informações em itálico retirada do Site de Notícias da Globo:




FONTE: ARAÚJO, Denio Medeiros de; SIMPLESMENTE BIPOLAR; 1º Edição Digital, Caicó: Editora Blogger, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário