domingo, 4 de agosto de 2013

TUDO É O CÉREBRO E/OU O CÉREBRO É TUDO?!

Eu não tenho pena de mim mesmo... Estou em estado de EUTIMIA (EUTIMIA do grego eu = normal + timo = humor - é definido por Demócrito como um estado de equilíbrio no humor e por Sêneca como um estado de tranquilidade, um ponto de estabilidade entre o humor deprimido e o humor eufórico - FONTE: Wikipedia.)... Contudo, nunca se sabe quando uma crise BIPOLAR vai bater à porta... E quando ela bater será que as pessoas que me rodeiam estarão preparadas... NUNCA ESTAREMOS PREPARADOS O SUFICIENTE PARA ENTENDER OS NOSSOS SOFRIMENTOS! Segundo as palavras do meu PSIQUIATRA: "As crises BIPOLARES podem ocorrer durante toda a vida da pessoa independentemente dela seguir ou não o tratamento." O termo CRÔNICO muitas vezes é associado à ideia de GRAVIDADE, mas na verdade o termo CRÔNICO tem a ver com PERIODICIDADE. Enquanto não descobrirem a $CURA$ terei que conviver com o FANTASMA da BIPOLARIDADE. Claro que sigo o tratamento a risca, mesmo quando dói no bolso. O que acontece é que quando bate uma crise começam a apontar o dedo em direção a minha cara dizendo: "A CULPA É SUA, POR SUA TÃO GRANDE CULPA". Não creio que a culpa seja totalmente/inteiramente minha... Também não tenho a pretensão de fazer o papel de vítima a vida inteira... Contudo, somente é CAPAZ e COMPETENTE para avaliar e/ou mensurar o poder devastador de um tornado quem o enxerga diretamente no OLHO... Face a Face. Sem a neblina do PRECONCEITO para atrapalhar. O motivo que me leva a insistir tanto em EXPOR esses temas como AUTISMO, SÍNDROME DE ASPERGER e TRANSTORNO BIPOLAR é o mesmo motivo que leva a REDE GLOBO a falar constantemente no tema CORRUPÇÃO... Abrir os olhos das pessoas para uma REALIDADE que elas não conhecem ou simplesmente IGNORAM... O pior cego não é aquele que não enxerga um palmo diante do nariz... O PIOR CEGO é aquele que faz vista grossa mesmo estando diante da INJUSTIÇA. Não necessito falar quando estou equilibrado, mas necessito que as pessoas ouçam quando o DESEQUILÍBRIO toma conta da minha MENTE e perturba a minha ALMA. Tenho consciência que um pensamento POSITIVO pode fazer toda a diferença... Mas não se trata aqui de pensar POSITIVO ou NEGATIVO... Uma vez um Padre me falou: "A FÉ É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A AUTOESTIMA." Com isso, temos que preparar as nossas almas para enfrentar o LADO NEGRO DA FORÇA e depois de vencê-lo aproveitar a calmaria da PAZ QUE VEM DE DEUS. As pessoas tem que colocar na cabeça que o PENSAMENTO NEGATIVO nem sempre é VOLUNTÁRIO, às vezes pode ser VOLUNTÁRIO ou, ainda, pode ser NECESSÁRIO (DEPENDENDO DO ESTADO EMOCIONAL DO SER HUMANO)... Ademais, para não alongar a conversa, sou um APAIXONADO por três ciências bastante específicas: INFORMÁTICA, PSICOLOGIA e PSIQUIATRIA. Nestes últimos anos aprendi mais através da EXPERIÊNCIA DE PELE do que qualquer profissional da área aprenderia nas SALAS DE AULA e/ou LABORATÓRIOS. Tenho um profundo desejo de PARTILHAR algum conhecimento que aprendi ao longo desses meus 30 anos de VIDA, repletos de SOFRIMENTOS e ALEGRIAS, de DERROTAS e VITÓRIAS, de FRACASSOS e CONQUISTAS. Não me sinto um DOENTE... Apesar disso sei que tenho uma DOENÇA que se não tratada pode atrapalhar a minha trajetória de vida BRUTALMENTE. Minha história de vida daria um LIVRO... Quantas pessoas podem bater no PEITO e dizer: "Minha VIDA daria um ROMANCE e/ou um DRAMA." Eu sou uma DÁDIVA DIVINA... Tudo que Deus fez em minha vida foi PERFEITO. Deus me deu as FERRAMENTAS necessárias para fazer da vida daqueles que sofrem e/ou sofreram a mesma coisa que eu SOFRO e/ou SOFRI menos ENIGMÁTICA/REPULSIVA e mais PROFILÁTICA/ATRAENTE.


AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário