domingo, 18 de agosto de 2013

Atendendo aos apelos e em RESPOSTA aos COMENTÁRIOS...


SIM... SIM... SIM... Dez mil vezes... SIM... Eu tenho BIPOLARIDADE.

NÃO... NÃO... NÃO... Dez mil vezes... NÃO existe a possibilidade de TRÊS pessoas (MANIA, DEPRESSÃO e EQUILÍBRIO) estarem erradas sobre algo tão sério...

Claro que o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) não é uma simples DISTIMIA... Todos os dias pessoas discutem no TRÂNSITO, matam pessoas INOCENTES, estupram a VIZINHA GOSTOSA... Enfim, não é disso que estou falando... O que estou falando é de DISSENSÃO MENTAL, ou seja, quando o CORPO quer uma coisa e a MENTE oferece outra... Para se chegar ao DIAGNÓSTICO exato de TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR é necessário observar o LONGO HISTÓRICO (GENÉTICO e AMBIENTAL) que levaram ao surgimento das INÚMERAS manifestação do ESPECTRO BIPOLAR... Como também deve ser observado o próprio HISTÓRICO de CRISES BIPOLARES que acometeram a PESSOA ao longo de 10, 20, 30 anos de LUTA... Geralmente, o DIAGNÓSTICO de TRANSTORNO BIPOLAR é desagradavelmente TARDIO... Claro que tive muitas CRISES (SURTOS PSICÓTICOS) para ter certeza do que estou falando AGORA... Óbvio que mais de 15.000.000 de brasileiros sofrem com algum GRAU de BIPOLARIDADE... Quando falamos em BIPOLARIDADE, AUTISMO, ASPERGER, não estamos tratando de algo 100%... Não existem CERTEZAS e/ou VERDADES ABSOLUTAS no âmbito das CIÊNCIAS HUMANAS. As pessoas podem desenvolver DIVERSOS GRAUS de BIPOLARIDADE, mas nem tudo é o que PARECE, por exemplo: "constantemente meu irmão acorda de mau humor e com pensamentos pessimistas"... NÃO... Acordar de mau humor não significa necessariamente que a pessoa possui o ESPECTRO BIPOLARIDADE... Para se chegar ao diagnóstico conclusivo de TRANSTORNO BIPOLAR devemos observar a PERIODICIDADE e a INTENSIDADE das crises... Normalmente as CRISES MANÍACAS antecedem as DEPRESSIVAS... Se a pessoa apenas se sente momentaneamente triste ou alegre e, após algum tempo, esses sentimentos simplesmente somem/desaparecem não podemos enquadrá-los dentro do ESPECTRO BIPOLAR... Para ter BIPOLARIDADE a pessoa deve obrigatoriamente ter experimentado momentos de EXTREMA EUFORIA intercalados por momentos de DEPRESSÃO PROFUNDA. Quero ressaltar que não gosto de me referir ao TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR, AUTISMO, ASPERGER, sob a ótica da DOENÇA... O ESPECTRO BIPOLAR é um transtorno absolutamente tratável e controlável... O que ocorre é que muitas pessoas de forma PRECONCEITUOSA negligenciam o tratamento MEDICAMENTOSO e PSICOTERÁPICO... Existem TABUS a serem quebrados... Vai demorar para algumas pessoas perceberem que o CÉREBRO é o órgão do corpo humano encarregado de COMANDAR o restante da tropa e, por isso, deve ter TRATAMENTO ESPECIAL...

PARA NÃO HAVER DÚVIDAS SOBRE O MEU CASO... Durante 10 anos fui tratado como portador de ESQUIZOFRENIA... Aliás, a BIPOLARIDADE pode ser facilmente confundida com a ESQUIZOFRENIA e/ou com uma "SIMPLES" DEPRESSÃO quando não observado o HISTÓRICO da pessoa acometida pela BIPOLARIDADE. Enfim, ao final do ano de 2010, logo após uma CRISE BIPOLAR SEVERA, fui diagnosticado como portador do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) por um PSICÓLOGO...  Logo após o diagnóstico conclusivo, meu PSIQUIATRA corrigiu meu prontuário médico, ratificando o diagnóstico do PSICÓLOGO e, com isso, começamos o TRATAMENTO PROFILÁTICO contra o ESPECTRO BIPOLAR... Como o TRANSTORNO é CRÔNICO (não no sentido de GRAVE, mas no sentido de FORAM FELIZES PARA SEMPRE...), tenho necessidade a tomar medicamentos do tipo CLONAZEPAN 2mg (ANTIANSIOLÍTICO), OLANZAPINA 5mg (ESTABILIZADOR DE HUMOR), entre outros... TOMAR MEDICAMENTOS POR TEMPO INDETERMINADO TORNOU-SE UMA ROTINA EM MINHA VIDA... A cura é uma possibilidade real e absolutamente viável... Entretanto, faz-se necessário muita PACIÊNCIA... Uma pesquisa científica demora gerações para mostrar algum resultado que valha a pena ser PUBLICADO na revista SCIENCE... Algumas pessoas dizem que a FÉ cura, mas se a nossa FÉ fosse do tamanho da semente de mostarda da PARÁBOLA de JESUS CRISTO (São Mateus 13, 31)... Os PROFISSIONAIS DA SAÚDE estariam pedindo esmolas nas portas das IGREJAS.

REPITO PARA QUEM QUISER OU NÃO QUISER OUVIR: "NÃO É UMA QUESTÃO DE USAR OU NÃO USAR UM MEDICAMENTO, MAS UMA NECESSIDADE DE MANTER O ORGANISMO EM CONSTANTE EQUILÍBRIO... A MAIORIA DAS PESSOAS SAUDÁVEIS NUNCA PASSARAM POR UMA CRISE PSICÓTICA, MANÍACA OU DEPRESSIVA, POR ISSO NÃO CONSEGUEM DEFENDER COM PROPRIEDADE AQUILO QUE ELAS NÃO CONHECEM."

AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário