magazinedmtech

quarta-feira, 19 de junho de 2013

SÍNDROME DE ASPERGER e TRANSTORNO BIPOLAR = MERCADO DE TRABALHO


Foi comentado por um seguidor do BLOG acometido pela Síndrome de Asperger a DIFICULDADE de inserção no Mercado de Trabalho.

Vou fazer algumas ponderações sobre a dificuldade de pessoas com TRANSTORNOS MENTAIS de se inserirem no Mercado de Trabalho.

Um amigo meu atacado pelo espectro ASPERGER é Servidor Público e fez um comentário até certo ponto feliz: "Pessoas como nós somente PROSPERAM ECONOMICAMENTE e SOCIALMENTE em duas hipóteses - 1ª) Seja DONO do próprio negócio; 2ª) Passe num CONCURSO PÚBLICO que proporcione uma REMUNERAÇÃO, ESTABILIDADE, CONDIÇÕES DE TRABALHO DIGNAS."

Creio que fui bem claro ao falar que TRANSTORNO MENTAL não necessariamente significa DEFICIÊNCIA COGNITIVA... Pessoas com TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR e SÍNDROME DE ASPERGER quando tratadas adequadamente são altamente CAPAZES de realizar TAREFAS extremamente COMPLEXAS e que exigem muito do CÉREBRO e dos MÚSCULOS... MENTE e CORPO em perfeita harmonia para executar um TRABALHO que exige muita INSPIRAÇÃO e TRANSPIRAÇÃO... No entanto, em muitas regiões o TRABALHADOR ainda é visto como um PEÃO de OBRA... O setor PRIVADO em muitos casos é bastante atroz e exige um EXCESSIVO comprometimento do FUNCIONÁRIO (PEÃO de OBRA)... Não respeita a individualidade do SUJEITO que de COLABORADOR passa a se comportar como OPOSITOR daquele MODELO EMPRESARIAL COERCITIVO... Sendo assim, tenho apenas que corroborar a opinião do meu amigo Servidor Público ASPERGER!

Seja o seu próprio PATRÃO e/ou COLABORE para um PAÍS MELHOR tornando-se SERVIDOR PÚBLICO!

AUTOR DO TEXTO: Denio Medeiros de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário