domingo, 29 de maio de 2011

TRILHA ECOLÓGICA ACAUÃ

Minha infância foi banhada por divertidos passeios ao Rio Seridó. Com a Trilha Ecológica eu vou matar as saudades das minhas aventuras de criança.

Nesta segunda-feira (30 de maio de 2011), será inaugurada na Ilha de Sant'Ana em Caicó-RN a Trilha Ecológica ACAUÃ (nome de ave do Sertão que está em extinção e que se alimenta de lagartos) que liga a Ilha de Sant'Ana a um dos braços do Rio Seridó. A Trilha terá 1 Km aproximadamente e ficará aberta ao público na Semana do Meio-ambiente que, neste ano de 2011, começará no dia 30 de maio e vai até o dia 5 de junho. Na ocasião da Semana do Meio-ambiente também haverá o plantio de algumas mudas na mata ciliar do Rio Seridó, nos dois braços em torno da Ilha de Sant'Ana.
Um pneu utilizado pela empresa que construiu a Ilha de Sant'Ana. Infelizmente não houve nenhum pouco de consciência ambiental no descarte do item em questão. O pneu foi descartado nas proximidades do Serrote da Cruz, poluindo o meio ambiente.
A Semana do Meio Ambiente terá programação vasta e será organizada pela Prefeitura Municipal de Caicó, através das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, a CIPAM, através do Pelotão de Caicó, Bombeiros Mirins, Patrulheiros Mirins, o SESC, a UFRN e o IFRN.
Ave encontrada ferida pela Polícia Ambiental, está em tratamento e será solta assim que se encontrar em condições de sobreviver na natureza.
No dia 1º de junho, haverá uma palestra organizada pelo IFRN, no Auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, pela manhã. Nos dias 2 e 3 de junho, o SESC Seridó vai fazer internamente uma mostra de trabalhos do meio ambiente.
Nos dias 4 e 5 de junho, sábado à tarde e domingo pela manhã, a mostra será exposta na Ilha de Sant'Ana, no segundo bloco de quiosques. A Trilha Ecológica ficará aberta a comunidade do dia 30 de maio até o dia 5 de junho e posteriormente, será feito um agendamento para os interessados visitarem a trilha na Ilha de Sant'Ana. Parabéns aos responsáveis pela realização de mais este empreendimento que, com certeza, entrará para o roteiro turístico da cidade e se tornará uma fonte inesgotável de conhecimento sobre o meio ambiente local.
Segue fotos das paisagens contempladas na Trilha Ecológica:





Fonte: INTERNET.

SEMANA DO MEIO-AMBIENTE

No Coração da Natureza bate um sinal de ESPERANÇA.

Atualmente, existem bons e maus exemplos no que diz respeito a preservação do meio-ambiente. Esses bons e maus exemplos surgem tanto da base quanto do topo da Pirâmide Social.
Há um tempo atrás, surgia um grande defensor do meio-ambiente que ainda permanece no imaginário popular como um dos primeiros mártires da causa ambiental. O nome desse grande exemplo de vida que doou a própria vida pela luta em prol da proteção ao meio-ambiente é Chico Mendes. Esse grande seringueiro denunciava donos de madeireiras e grandes proprietários de terra, principais responsáveis pela devastação da Amazônia. Chico Mendes defendia as atividades extrativistas que tem como foco principal o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Outros defensores da EXPLORAÇÃO ECONÔMICA SUSTENTÁVEL da Floresta e da preservação da fauna e flora nativas foram vítimas de atentados à vida nos últimos anos. Não podemos deixar de citar alguns exemplos marcantes de pessoas que deram a vida para defender a natureza: Dorothy Stang, José Cláudio Ribeiro, Maria do Espírito Santo. Essas duas últimas vítimas da luta pela defesa da natureza (José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo) eram casados e lideravam um projeto de extração sustentável de castanhas e cupuaçu e denunciava a retirada ilegal de madeira. Há seis meses, durante uma palestra, em Manaus, José Cláudio disse que recebia ameaças de morte.
No plano Governamental, não vemos muitos esforços para impedir a destruição da Floresta Amazônica. Inevitavelmente, vamos presenciar ao longo dos próximos anos a devastação do nosso maior patrimônio natural. A exemplo do que ocorreu e cotinua ocorrendo com a Mata Atlântica, que hoje se resume a uma pequena faixa de terras com floresta nativa correspondendo a apenas 8% da cobertura original, a Amazônia também perderá a sua cobertura original ao longo do tempo. A ganância do homem vai muito além do que nós podemos suportar. Afinal de contas, a Floresta Amazônica só conseguiu respirar um pouco de vida porque a colonização do Brasil começou pelo LITORAL. Mas a ESPERANÇA é a última que morre e nós temos que ter FÉ. Deus haverá de obrar um milagre antes que seja tarde demais. Só não sei se o tempo de Deus e o tempo dos homens vão ser compatíveis com o IDEAL de PRESERVAÇÃO.

Autor Desconhecido: Denio Medeiros de Araújo.

domingo, 15 de maio de 2011

POESIA DO ANJO FIEL

ONDE ESTÃO MINHAS ASAS GÊMEAS? ACHO QUE ESTÃO VOANDO PELO UNIVERSO SEM QUE EU COMPARTILHE O VOO. POIS MINHAS ASAS ESTÃO MEIO SOLITÁRIAS NO MOMENTO PRESENTE.


Alguns me chamam de anjo fiel.
Conheci minhas asas gêmeas
Numa noite banhada por uma Lua de AMOR
E uma constelação de ESTRELAS,
Que faziam os olhos da minha amada
Refletirem a infinita beleza do Universo,
Transformando aquela noite
Num lindo sonho LUMINOSO.



Autor Desconhecido: Denio Medeiros de Araújo.

VIVA NOSSAS MÃES!

O CORAÇÃO DE MARIA, MÃE DE JESUS, REPRESENTA O CORAÇÃO DE TODAS AS MÃES QUE AMAM SEUS FILHOS.

O mês de maio já chegou, e com ele, a lembrança especial de Maria. Afinal, maio é o mês dedicado às noivas, às mães e à Mãe de Deus. Nossa comunidade paroquial de São José/Caicó-RN se une para celebrar Maria a nossa Mãe do Céu com devoção especial.
Maria está presente em nosso tempo. Talvez não tanto mais na simplicidade dos anjinhos do mês de maio que evocamos, mas, sobretudo, na certeza de que nos dá sua assistência neste vale de lágrimas, às vezes semeado de alguma alegria.
"Um devoto de Maria não se perde, ensinam Santo Afonso e Bernardo de Claraval". Pois, Eles nos orientam para, nos momentos de alegria e de angústia, de dificuldade e incerteza, olharmos a Estrela, chamarmos por Maria. Ela está diante de seu Divino Filho a interceder por nós, para que sejamos dignos de herdar as suas promessas, de vermos a Deus face a face, no resplendor do seu Unigênito e no amor eterno do seu Espírito.
Assim a comunidade que compreende todos os bairros de sua circunscrição prepara as novenas e as celebrações com muito carinho para festejar a Mãe de Jesus.
Dessa forma, Pe. José Tadeu, Mons. Ausônio Tércio e a comunidade convidam a todos para participarem no período de 01 a 31 de Maio do novenário e da coroação (feita pelas crianças de toda a Paróquia).
FELIZ MÊS DAS MÃES, DAS NOIVAS E DE MARIA. Que a nossa Mãe do Céu possa a cada dia ficar cada vez mais presente nas nossas vidas, para que possamos amar com maior certeza o seu Filho Jesus Cristo.

FONTE: INFORMATIVO DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ - O NOVO MILÊNIO (ANO XIII - Nº 169 - MAIO/2011)

DÍZIMO: Uma bênção sem medidas


O Cristão de hoje é atordoado com informações vindas a grandes velocidades das mais variadas formas, seja televisiva, radiofônica, da informática, celulares, etc. e não percebem que a futilidade de certas informações não os fazem crescer, não os tornam mais humanos e valores éticos e culturais são esquecidos.
Esta velocidade assusta. À medida que se caminha para uma era que chamam de "era da informação", mas que, na verdade, deveria ser anunciada como "era da informatização". Tornamo-nos escravos de grandes corporações que dominam uma época induzindo-a ao consumismo desenfreado. Esse consumismo que privilegia "o ter, o possuir" entra em conflito com os valores sociais, culturais e familiares.
Valores familiares, termo ora esquecido por muitos cristãos neste mundo, valores esses que servem de alicerce e norteiam nossas vidas. Mas, aonde buscamos? A resposta até que não é difícil: buscamos na palavra de Deus. Palavra que devemos ouvir e por em prática, palavra esta que nos ensina que o orgulho é um dos maiores males que o ser humano carrega e que a humildade é a superação que dignifica o homem.
Um exemplo do sentido humano é a partilha do dízimo. Quem dá o dízimo com fé e devoção, deve sempre enxergar e exercitar o poder da fé na palavra de Deus. Essa palavra não só alimenta a obediência a Deus, mas a nossa saúde, a família, os sonhos e o ministério.
O dizimista consciente já tem provado das bênçãos do Senhor e da sua sustentação.
O que o dízimo é: ato de fé, agradecimento, partilha, co-responsabilidade, crescimento consciente e formação. O que o dízimo não é: pagamento, esmola, compra, isenção, transação financeira, prestação, sobra, barganha, título e passe-livre. Portanto, sejamos dizimistas conscientes, pois o Senhor nos dá tantos dons a começar pela própria vida. O DÍZIMO é sinal de sentido humano e divino.

Autores conhecidos: Arlúcio Cunha e Verônica Márcia.

REFLEXÃO RETIRADA DO FILME CLUBE DA LUTA: "As coisas que você possui terminam por possuir você!". Portanto, temos que nos desapegar das coisas que tomam o lugar de Deus em nossa VIDA. Deus sempre terá um lugar privilegiado em nossa vida se nos libertarmos, mesmo que parcialmente, da matéria orgânica e nos voltarmos para os DONS que realmente têm valor para a nossa VIDA e que fazem ela ter sentido: os DONS do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Desliguem a Televisão, o Rádio, o Computador e o Celular por alguns minutos. Fiquem todos com o sentimento da presença de Deus em nossas vidas no momento em que tudo for desconectado. Temos que aprender a dar uma chance a Deus, aos outros e a nós mesmos de mostrar que "não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus". Portanto, abandone tudo que estiver fazendo agora e leia tão somente o evangelho do dia. Creio que esse será o primeiro passo de muitos outros que se sucederão rumo a Salvação das Almas que já estão Salvas, pois Deus nunca abandona a ovelha perdida. A meu ver, Deus, no julgamento final, não olhará os nossos pecados, mas a FÉ que animou e anima as nossas existências. Mas, se você morre e se vê no inferno, tenha certeza que não foi Deus que colocou você lá. Deus não condena ninguém ao inferno. Nós é que fechamos a porta do nosso coração e jogamos a chave fora. Nós temos a liberdade de escolher entre sermos julgados por Deus e sermos condenados por nós mesmos.

Autor Desconhecido: Denio Medeiros de Araújo.

1º DE MAIO: UMA HOMENAGEM AOS QUE VEEM NO TRABALHO ALGO DE QUE SE ORGULHAR.

'Operários', de 1933, pintado por Tarsila do Amaral.
Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações.
Todo trabalho honesto dignifica, por mais humilde que seja. Quem faz do trabalho o seu maior prazer da vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.
Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e orientá-la para o progresso responsável da humanidade.
Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros e agricultores.
Nada mais justo do que lembrar nesse dia de todos aqueles que com seu trabalho constroem algo de bom para a Pátria e para a Humanidade.

Fonte: INTERNET