domingo, 24 de abril de 2011

1º ANIVERSÁRIO DO TERÇO DOS HOMENS DA CAPELA DE SANTO ESTAVÃO DIÁCONO

Grupo do Terço dos Homens reunido, formando uma só FAMÍLIA.

Em clima de Semana Santa, ocorreu no último dia 18 de abril de 2011 (Segunda-Feira), na Capela de Santo Estevão Diácono, no Bairro Castelo Branco, na Cidade de Caicó-RN, uma Celebração Eucarística acompanhada de Confraternização em comemoração ao 1º Aniversário do Terço dos Homens da Capela de Santo Estevão Diácono. Na ocasião, houve a participação do Terço das Mulheres da Capela de Santo Estevão na Celebração Eucarística e nos preparativos da Confraternização, que ocorreu logo após a Celebração Eucarística.
Na comemoração de 1 ANO da presença do Terço de Maria entre os fiéis homens da Capela de Santo Estevão, os Grupos do Terço dos Homens de todas as partes da cidade de Caicó-RN se fizeram presentes em grande número para nos confraternizarmos com os irmãos na FÉ da Capela de Santo Estevão Diácono. Mais uma vez, os membros do Grupo do Terço dos Homens vêm mostrar para toda a comunidade cristã que os homens também têm uma oração FORTE e cheia de FÉ. Foi dito que em breve haverá um Encontro Diocesano do Grupo do Terço dos Homens em cidade ainda indefinida. Mas que antes desse encontro Diocesano poderá ocorrer um Encontro dos Grupos do Terço dos Homens da Cidade de Caicó-RN.

Segue fotos da Celebração Eucarística acompanhada de Confraternização em Comemoração ao 1º Aniversário do Terço dos Homens da Capela de Santo Estevão Diácono, localizada no Bairro Castelo Branco, município de Caicó-RN:



sexta-feira, 15 de abril de 2011

LIVRE ARBÍTRIO: UMA QUESTÃO DE SABER USAR!?!

UM EXEMPLO DE INIMIGO QUE FOI SURPREENDIDO PELO ARCANJO MIGUEL, NUMA BATALHA EM QUE A DISCRIÇÃO VENCEU O ORGULHO.

Você é LIVRE para escolher os seus AMIGOS, mas também é LIVRE para escolher seus INIMIGOS.

Contudo, se você for escolher um INIMIGO DE VERDADE nunca deixe ele saber que você o escolheu.

Se ele desconfiar que você o escolheu como INIMIGO, você perderá o elemento surpresa.

Portanto, seja discreto em tudo, inclusive em suas ESCOLHAS PESSOAIS.

UMA DAS OPÇÕES ERRADAS E QUE EU SEMPRE ESCOLHO EM MEUS ESCRUTÍNIOS É A DE SEMPRE DAR MUNIÇÃO PARA O MEU INIMIGO. MESMO QUE ESSA MUNIÇÃO, APARENTEMENTE, NÃO VALHA NADA PARA MIM. O INIMIGO SABE TRANFORMAR O MÍNIMO NO MÁXIMO PARA PREJUDICAR A MINHA VIDA!

AUTOR DESCONHECIDO: DENIO MEDEIROS DE ARAÚJO.

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

EXEMPLO DE SER QUE APRENDEU A DIZER "SIM".


Há pessoas do "SIM" e pessoas do "NÃO".
Pessoas do "SIM" são aquelas para quem tudo é possível desde que tentado com firmeza. Pessoas do "SIM" são aquelas que acreditam em princípio que as pessoas são boas e capazes até que seja provado o contrário. Pessoas do "SIM" são aqueles funcionários que estão sempre prontos a colaborar, o testar ideias, o comprometer o seu tempo com um novo projeto, o tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do "SIM" são pessoas ENTUSIASMADAS com o que fazem e com o que são e com as possibilidades de fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do "SIM" são as bem humoradas, as com sorriso pronto, aquelas com as quais temos prazer em conviver, conversar, trocar ideias... Pessoas do "SIM" são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para colaborar, participar, ajudar.
Mas há, também, pessoas do "NÃO".
Pessoas do "NÃO" são aquelas para quem nada é possível. Pessoas do "NÃO" são aquelas que vivem dizendo que já VIRAM ESSE FILME ANTES... e que tudo é "PAPO FURADO". Pessoas do "NÃO" são aquelas AZEDAS, AMARGAS, QUE VIVEM COM UMA NUVEM NEGRA SOBRE SUAS CABEÇAS. Pessoas do "NÃO" são aquelas que NÃO TÊM TEMPO PARA NADA. SÃO OCUPADÍSSIMAS (sic) E NADA FAZEM. PESSOAS DO "NÃO" SÃO AQUELAS QUE VIVEM ISOLADAS e DIZEM QUE ESTÃO CUMPRINDO O SEU DEVER, QUE É SEMPRE CRITICAR, NÃO PARTICIPAR, NÃO COLABORAR, NÃO FAZER. Pessoas do "NÃO" são aquelas com as quais temos HORROR EM TRABALHAR.
HOJE, GOSTARIA DE SUGERIR QUE VOCÊ FIZESSE UMA AUTO-ANÁLISE.
EM QUAL CATEGORIA VOCÊ SE ENQUADRA? VOCÊ É DO "SIM" E ACREDITA NA SUA PRÓPRIA CAPACIDADE DE VENCER OBSTÁCULOS E FAZER AS COISAS ACONTECEREM COM ENTUSIASMO, OU VOCÊ É DO "NÃO" E VIVE DIZENDO SER "REALISTA" E QUE NÃO VIVE DE SONHOS E, POR ISSO, NÃO ACREDITA EM NADA, EM NINGUÉM E NEM EM VOCÊ MESMO?

PENSE NISSO. CUIDADO!!! O MUNDO DE HOJE SÓ TEM LUGAR PARA  PESSOAS DO "SIM". 

AUTOR MAIS DO QUE CONHECIDO: LUIZ ALMEIDA MARINS - PHD

CONTUDO, EM MUITOS MOMENTOS DE NOSSA VIDA SOMOS OBRIGADOS A DIZER NÃO: ASSÉDIO MORAL, ASSÉDIO SEXUAL, INJUSTIÇAS, EXCESSO DE TRABALHO SEM TEMPO PARA O LAZER, GULA ESPIRITUAL E MATERIAL, EXCESSO DE ESTUDOS SEM TEMPO PARA O LAZER, VESTIBULARES INTERMINÁVEIS QUE SÓ DESTROEM OS NOSSOS NEURÔNIOS, A LEITURA DOS LIVROS SAGRADOS SEM O DISCERNIMENTO DO ESPÍRITO E DO CORAÇÃO E SEM O COMUM ACORDO COM A RAZÃO, ETC.
ENTRETANTO, EXISTEM OUTROS MOMENTOS EM QUE PODEMOS E DEVEMOS DIZER SIM: A LEITURA DE UM BOM LIVRO, AO TRABALHO RESPEITADOR DE NOSSOS LIMITES, AOS ELOGIOS DO PATRÃO OU CHEFE NO TRABALHO, AO ESTUDO EQUILIBRADO COM DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O LAZER, A SEXUALIDADE RESPONSÁVEL, AO VESTIBULAR REALIZADO EM TODA A SUA PLENITUDE COM EQUILÍBRIO E CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA ENTRE AS VÁRIAS TAREFAS DO DIA A DIA, A LEITURA DOS LIVROS SAGRADOS COM O USO DO DISCERNIMENTO DO ESPÍRITO E DO CORAÇÃO EM COMUM ACORDO COM A RAZÃO, ETC.

NO FINAL DAS CONTAS, TEMOS QUE APRENDER A RECONHECER E A DIZER SIM A TUDO QUE É BOM E QUE NOS FAZ BEM, E A REPUDIAR TUDO QUE É MAU E QUE NOS PREJUDICA.

OBS: EU, DENIO MEDEIROS, TENHO UM CONCEITO DIFERENTE PARA LEITURA E ESTUDO: ENQUANTO LEITURA É UM PRAZER QUE DEVE SER ALIMENTADO CONSTANTEMENTE EM NOSSAS VIDAS, O ESTUDO É UMA OBRIGAÇÃO QUE DEVE SER PRATICADA NA MEDIDA CERTA PARA QUE POSSAMOS OBTER OS RESULTADOS POSITIVOS PROVENIENTES DELE, SEM QUE PARA ISSO PERCAMOS O QUE A VIDA TEM DE MELHOR A NOS OFERECER.

NO FINAL DAS CONTAS A LEITURA É UM LAZER E O ESTUDO É UM TRABALHO.

CONCLUINDO, TENHO QUE FAZER UMA RESSALVA A UM DITADO QUE MEU PAI FALA: "CONVICÇÃO PESA MAIS EM NOSSAS VIDAS DO QUE A EDUCAÇÃO!" MAS O QUE É A CONVICÇÃO? CONVICÇÃO É O SOMATÓRIO DE TUDO QUE VOCÊ COPIA DOS SEUS PAIS, FAMÍLIA, ESCOLA, RELIGIÃO, COLEGAS, AMIGOS, ETC., E DOS PRINCÍPIOS CONSTRUÍDOS POR VOCÊ MESMO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS OU DO CONHECIMENTO INATO, INDEPENDENTEMENTE DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. JÁ OCORREU DE ME OFERECEREM DROGAS ILÍCITAS E EU RECUSAR PORQUE A MINHA MÃE E A MINHA AVÓ JÁ ME DIZIAM QUE ERA ERRADO. MAS EXISTEM CASOS EM QUE, MESMO A MÃE E A AVÓ DIZENDO QUE É ERRADO CONSUMIR DROGAS E, MOVIDO PELA CURIOSIDADE, VOCÊ RECUSA O CONSELHO DE SEUS FAMILIARES E CAI DE JOELHOS NO MUNDO DAS DROGAS. ESSE FULANO DE TAL QUE RECUSOU OS CONSELHOS DOS FAMILIARES DEMOSTROU TER UM PEQUENO GRAU DE CONVICÇÃO E UMA EDUCAÇÃO AINDA MENOR.

COM ISSO, EU QUERO DIZER QUE O SER HUMANO É UM SER IMPREVISÍVEL!!!

AUTOR DESCONHECIDO: DENIO MEDEIROS DE ARAÚJO.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mais um Informativo da Semana Santa... Prometo que será o último neste ano de 2011.

Antecipando a Páscoa para todos os cristãos que têm ânsia pelo momento de maior GLÓRIA na VIDA DE CRISTO. Vencer a morte, o tempo, o espaço, e se tornar um SER SUPERIOR, que Ele já era, é e será para todo sempre, juntamente com o PAI e o ESPÍRITO SANTO não é para qualquer um. SÓ JESUS SALVA. SÓ A TRINDADE TEM (TÊM) PODER.

A Igreja inicia, neste domingo, a Semana Santa, a mais importante do ano, quando celebra de maneira especial os mistérios da morte e ressurreição de Jesus. É um tempo privilegiado de graça que Deus nos concede, convidando-nos a refletir sobre a vida e a missão de Jesus, sobre seu sacrifício redentor, a fim de que realizemos uma verdadeira conversão, confrontando nossa vida com os ensinamentos do Divino Mestre.
A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos, quando recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo simples recebe Jesus com entusiasmo, agitando ramos, aclamando-o como "bendito aquele que vem em nome do Senhor". (Mc 11, 9). Apesar de tanta festa, o Salvador está chegando a Jerusalém para morrer na cruz, completar sua missão.
E muitos que, nesse dia, saudavam festivos a Jesus, dias depois irão pedir sua condenação. É o contraste que marca nossa condição humana. No domingo também agitaremos ramos de palmeira, aclamaremos o Messias, não só recordando o acontecimento passado, mas professando nossa fé no Divino Redentor.
Depois , de segunda a quarta-feira, a Liturgia nos oferece para meditação textos bíblicos que ressaltam a missão redentora de Jesus. Nas nossas comunidades paroquiais muitas celebrações acontecem, ajudando-nos a viver melhor esses dias. O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo.
Os três dias formam como que uma só celebração, que resume toda a vida e missão de Jesus Cristo. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada solenemente no final da Vigília Pascal.


Autor mais do que conhecido: Dom Moacyr José Vitti.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

SEMANA SANTA

A Luz resplandecente reluz derrotando a morte e faz a vida brotar do sepulcro.

A SEMANA SANTA é a semana em que se conclui a Quaresma e se celebra o Tríduo Pascal. Ela começa com o DOMISGO DE RAMOS e termina com o DOMINGO DE PÁSCOA e RESSURREIÇÃO. (A quaresma finda na Quinta-feira, e na mesma Quinta-feira, com a celebração da Ceia do Senhor, inicia-se o Tríduo Pascal). Ela é chamada de "santa"  porque concentra os últimos acontecimentos da vida de Jesus, como a entrada triunfal em Jerusalém (Domingo de Ramos), a Ceia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio (quinta-feira), a Vigília (Sábado) e a Ressurreição (domingo). É uma Semana Santa porque celebra Jesus que se entrega, livremente, para anunciar até o fim a Boa Nova da Salvação.
"Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram. Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos. Assim como em Adão todos morreram, assim em Cristo todos reviverão" (1 Cor 15, 20-22).
A ressurreição de Cristo não constitui uma volta à vida terrestre, como foi o caso das ressurreições que foram realizadas antes da Páscoa: A ressurreição da filha de Jairo, do Jovem de Naim e de Lázaro. Tais fatos eram acontecimentos miraculosos, mas as pessoas contempladas pelos milagres voltaram simplesmente à vida ordinária pelo poder de Jesus. Em determinado momento, voltaram a morrer. "A ressurreição de Cristo é essencialmente diferente". Em seu corpo ressuscitado, Ele passa de um estado de morte para uma outra vida, para além do tempo e do espaço. Na ressurreição, o corpo de Jesus é repleto de poder do Espírito Santo; participa da vida divina no estado de sua glória, de modo que Paulo pode chamar a Cristo de "homem celeste". (Catecismo da Igreja Católica, 646).
Que todos tenham uma Semana VERDADEIRAMENTE Santa.

Autor Conhecido: Padre Cristovam Iubel.

DÍZIMO: Orgulho de ser Dizimista

Devemos partilhar não somente o nosso TER, mas, principalmente, o nosso SER.

Nós estamos inseridos numa sociedade em que, graças a Deus, temos a liberdade de uma escolha para o nosso dia a dia. Fazemos até mesmo uma opção de nossa FÉ, e podemos perguntar: Queremos ser católicos autênticos ou seremos católicos nas horas vagas? Nem podemos falar em católicos de feriados, pois, são nestes dias, muitas vezes, que mais nos afastamos de Deus.
Ao sermos gerados, já somos amados por Deus, por isso, em toda a nossa vida, somos gratos a Ele. Nascemos e crescemos num ambiente familiar que foi escolhido por Ele e, desde já, somos chamados a sermos dizimistas de acordo com os ensinamentos de Jesus. SER DIZIMISTA hoje é uma opção de católico autêntico, pois temos a consciência da construção do reino de Deus em nossa sociedade, em nossa paróquia, e até mesmo em nossa casa.
Saibamos que nossa Igreja  de São José está começando a quebrar as barreiras e lançando uma inovação no dízimo, desde o momento que decidimos ser dizimista. Foi porque a nossa FÉ está em pleno crescimento, nossa FÉ deve estar em primeiro lugar em tudo, pois estamos apenas devolvendo o que é de direito a Deus. A pastoral do dízimo não quer que você apenas devolva o dízimo  por obrigação ou cumprimento de sua doutrina cristã, mas que você seja um mensageiro e construtor desta comunidade, que seja uma pessoa presente, que devolva, no altar do Senhor, mensalmente, aquela quantia que é oferecida de coração, quantia esta que não é uma sobra, nem muito menos um pagamento que precisa de recibo de quitação.
SER DIZIMISTA é desapegar-se das coisas materiais no intuito de oferecer um pouco do nosso trabalho para o trabalho de nossa paróquia. Foi a partir daí que percebemos o quanto é importante SER DIZIMISTA, sempre confiando e nunca nos faltou o necessário. Passamos por dificuldades, mas nunca podemos por a culpa na nossa devolução do dízimo. Tudo passa, estamos sempre firmes para prosseguir. Somos orgulhosos de ser dizimistas, não somos mais do que ninguém, queremos sempre acreditar que Deus é tudo para nós e para nossa FAMÍLIA.
Lançamos o convite a todos para se tornarem dizimista e fazerem esta experiência pessoal. Acreditem que o Poderoso opera maravilhas em nossas vidas. Que São José nos proteja e que Deus nos ABENÇOE.

Autores Conhecidos: Almir Batista e Amarília Cristine

quarta-feira, 6 de abril de 2011

COMO EU SIRVO A DEUS?


"Ó Senhor, estou aqui para servi-lo. Ó Senhor, como é bom servi-lo. Ó Senhor, como é maravilhoso estar na sua presernça. Ó Senhor; Ó Senhor; Ó Jesus, eis-me aqui. Ó Senhor quero servir-te. Ó Jesus , a minha maior alegria é poder servi-lo."
Escutando muitas vezes esta oração espontânea, ou este jeito diferente de louvar a Deus, e, é muito comum ouvir em programas religiosos no rádio, em encontros, em louvores, seminários e em tantas outras ocasiões. É de fato muito interessante este modo de declarar ao nosso Deus AMOR ETERNO. No fervor da oração nos entregamos a Deus e fazemos promessas incríveis. Depois do êxtase, esquecemos com a maior tranquilidade tudo o que prometemos. Parece-me que a oração nos transforma apenas naquele momento (fecha os olhos, grita, louva, levanta os braços, deita no chão, se abraça, olha dentro do olho, etc.) tento entender que em certas ocasiões ela só transforma artificialmente e talvez por esta razão esquecemos com facilidade de servi-lo verdadeiramente.
Estou refletindo assim, porque escuto em eventos religiosos, ouço em programas de rádio e televisão declarações deste tipo e vejo no serviço a Deus, na base, na paróquia, faltando missionários, catequistas, agentes de pastoral, músicos voluntários e tantas outras necessidades. E ainda tem um agravante, porque na maioria das vezes a gente escolhe o que vai fazer, e quando se coloca algo que a gente não gosta de fazer a reclamação toma o lugar da oração fervorosa e da entrega a Deus, e quando isto acontece, certamente a sua oração não é verdadeira..
O serviço para a construção do Reino de Deus, deve ser desinteressado, sem cobrança, sem imposição, sem escolher o que vai fazer. Servir a Deus e amá-lo incondicionalmente, é oferecer os DONS que recebeu gratuitamente ao seu serviço. Servir a Deus verdadeiramente é um ato tão profundo, que engrandece a alma.
Por outro lado, temos que refletir sobre algumas passagens da Bíblia que dizem: "Nem todos os que dizem: Senhor, Senhor, entrarão no reino dos céus; mas sim os que fazem a vontade do meu Pai que está no céu". (Mt 5, 21). "Que o vosso falar: sim se for sim; não se for não. O que disseres além disto, vem do maligno". (Mt 5, 37). A sua resposta a Deus deve ser com alegria, porque a sinceridade agrada a Deus e consequentemente lhe realizará como pessoa.
"A colheita é grande, mas pequeno é o número dos trabalhadores". (Mt 9, 37). É neste contexto que o serviço caritativo e voluntário a Deus é importante, porque é a obrigação de todos os batizados  construir aqui na Terra o Reino de Deus. Reino da Justiça e Paz, e, "ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho" (1 Cor 9, 16) e anunciar o Evangelho por "palavra e ação", com consciência, discernimento e perseverança é o que agrada verdadeiramente a Deus.

FONTE: INFORMATIVO DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ - O NOVO MILÊNIO (ANO XIII - Nº 168 - ABRIL/2011)

FIQUE SABENDO: Campanha da Fraternidade 2011.

LOGOMARCA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e como lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). A CF quer contribuir  para o aprofundamento do debate e busca  de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos  sobre as condições de vida no planeta (CNBB).
Especificamente a CF quer: 1. Valorizar os meios de formação da consciência ambiental em relação ao problema de aquecimento e identificar responsabilidades e implicações éticas; 2. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com o foco no aquecimento global; 3. Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento e articular  a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário; 4. Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global (CNBB).
São vários os problemas, decorrentes do aquecimento global e precisam da especial atenção de toda a humanidade.

FONTE: INFORMATIVO DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ - O NOVO MILÊNIO (ANO XIII - Nº 168 - ABRIL/2011)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: UMA OBRA QUE DEVE SER CONTINUADA



A Campanha da Fraternidade é quaresmal, de modo que o seu término será no domingo de Ramos, neste ano no dia 17 de abril. Quaresma é tempo de conversão, e conversão não é apenas para o tempo quaresmal: é para toda a vida e deve se manifestar em gestos concretos que demonstrem que, de fato, a obra da graça divina produziu frutos que permanecem para a vida eterna.
Sendo assim, a nossa conversão deve continuar produzindo frutos após o término da Quaresma também no que se refere ao enfrentamento do problema do aquecimento global e das mudanças climáticas.
O mais importante dessa continuidade, para além da ação propriamente dita, é o surgimento de uma mentalidade apoiada na mística que reconhece a Deus como o criador de todas as coisas que nos deu a responsabilidade de cuidar dos frutos de sua obra. Sendo assim, não se trata simplesmente de uma ação humana em favor do meio ambiente, mas de uma parceria do ser humano com o próprio Deus. Essa parceria supõe envolvimento pessoal e comunitário, compromisso com os objetivos da criação e, principalmente, muito amor a Deus e aos irmãos e irmãs.
Portanto, é a mística a motivadora de um agir que adquire significado cada vez mais profundo, porque vincula a FÉ com a VIDA, tornando-se causa de uma postura existencial que não gera simplesmente atos, mas uma atitude séria e comprometedora em face do meio ambiente. Tal atitude, antes de tudo, deve ser fundamentada no relacionamento com o próprio Deus, de modo que o agir em relação ao meio ambiente seja por toda a vida.


Autor Conhecido: Padre José Adalberto Vanzella (Secretário-executivo do R. Nordeste 5)

sábado, 2 de abril de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011>>> A REUNIÃO DO DIA 31 DE MARÇO DE 2011 NO DOM WAGNER: FORAM DISCUTIDAS AÇÕES PRÁTICAS PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DO MEIO AMBIENTE DA CIDADE DE CAICÓ/RN E DA REGIÃO DO SERIDÓ COMO UM TODO.

Hino da Campanha da Fraternidade 2011

Com as presenças ilustres do nosso Excelentíssimo Bispo Dom Delson, autoridades dos setores público e privado, e com a participação massiça do povo de Deus, houve uma reunião que abordou os problemas e, principalmente, as SOLUÇÕES para resolver as questões AMBIENTAIS da cidade de Caicó-RN e, por conseguinte, da Região do Seridó.
Nas palavras de abertura proferidas pelo nosso Bispo Dom Delson, que falou da importância da Campanha da Fraternidade 2011, com o Tema "Fraternidade e a Vida no Planeta", e com o Lema "A criação geme em dores de parto", foi ressaltado que a discussão das ações práticas para a recuperação (revitalização) e preservação das Bacias Hidrográficas (Áreas Úmidas) da Região do Seridó e, mais especificamente, de Caicó; como também a questão do tratamento adequado do "LIXO" urbano, deveriam ser pautados pelo texto base da Campanha da Fraternidade 2011.
Na ocasião houve a explanação dos projetos em prol do Meio Ambiente já em execução em Caicó-RN e testemunhas de Catadores de Materiais Recicláveis que venceram e continuam vencendo na vida reaproveitando aquilo que para nós é descartável.
Depoimento de Severino Lima Júnior, Catador de Materiais Recicláveis de Natal, reconhecido mundialmente pela luta a favor da categoria profisional dos Catadores e pela contribuição ao Meio Ambiente.
Depoimento de um empresário do ramo de recicagem de Caicó-RN, falando da realização de um projeto arquitetado por ele no Bairro Penedo em caicó-RN e que hoje ele se sente enormemente gratificado em estar dando uma pequena contribuição para a melhoria das condições do Meio Ambiente no Bairro onde ele reside.

Houve um depoimento de um empresário na área de RECICLÁGEM que teceu uma série de críticas sobre as sacolas ecológicas de papel ou papelão, comunicando que para produzir uma sacola "ECOLÓGICA" de papel é necessária a derrubada de árvores, além do consumo de energia necessária no processo de produção das sacolas de papel ser infinitamente superior ao consumo exigido na reciclagem de uma SACOLA PLÁSTICA. Existem várias outras implicações negativas que sustentam a TESE do empresário do ramo da reciclagem, que mostrou a importância do uso consciente e racional das sacolas plásticas em detrimento às sacolas "ECOLÓGICAS" de papel ou papelão. As sacolas plásticas e os PRODUTOS DESCARTÁVEIS não são os VILÕES, somos nós que não sabemos usá-los e reaproveitá-los adequadamente.
Depoimento de um empresário do ramo de reciclágem de Caicó.

Ocorreu na ocasião da Reunião um depoimento emocionado de um Catador de Materiais Recicláveis de Caicó-RN. Perdoem-me por não me lembrar do nome e sobrenome do Catador, mas isso se deve ao fato de minha memória ser bastante SELETIVA e encontrar-se dispersa no momento em que o senhor dava o depoimento sobre a experiência dele como Catador de Materiais Recicláveis. O importante é que eu tirei boas fotos dele e esse foi um dos motivos pelo qual a minha memória estava dispersa. Apesar disso, eu consegui absorver todo o depoimento desse senhor. Ele já demonstrara possuir uma boa idade e muita experiência de vida. Ele nos contou como passou da condição de pequeno comerciante falido à condição de Catador de Materiais Recicláveis e de como isso foi e é IMPORTANTE PARA A CONQUISTA DA DIGNIDADE tão ALMEJADA por ele.
Um senhor dando um depoimento de superação das dificuldades que enfrentou como pequeno comerciante, que se viu obrigado a fechar as portas do seu negócio devido à problemas financeiros. E do profundo sentimento de DIGNIDADE em fazer parte desta comunidade de Catadores de Materiais Recicláveis e de como essa profissão mudou a vida dele para melhor.

Outro tema abordado foi o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos. Foi explicado que o LIXÃO de Caicó-RN está em vias de extinção e que vem daí a necessidade da capacitação dos Catadores do LIXÃO para que eles se organizem e se adaptem a NOVA REALIDADE. E nessa nova realidade vai surgir uma nova paisagem que será introduzida no território da cidade de Caicó-RN e que diz respeito ao ATERRO SANITÁRIO. Nesse Aterro serão depositados todos os resíduos que não sejam passíveis de reciclagem. Em breve serão divulgadas a LOGOMARCA do Consórcio nas ruas centrais da cidade de Caicó-RN e nas cidades que constituem a Região do Seridó. Além disso, em breve, será lançado um site com caráter informativo e de conscientização e a INTERNET se tornará mais uma ferramenta a favor do Meio Ambiente da Região do Seridó.
Um dos Técnicos responsáveis pela implantação do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos, tecendo comentátios acerca do impacto que este empreendimento vai trazer para a melhoria da qualidade de vida da Região do Seridó e, mais especificamente, para a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade de Caicó-RN.

Ao final da reunião foi proposta a criação de um GT (Grupo de Trabalho) que têm a participação de entidades públicas, privadas e eclesiais. Esse GT têm o compromisso de sentar-se com os Catadores de Materiais Recicláveis para debater questões relativas a sensibilização, organização e AÇÃO INOVADORA da Categoria. Isso se faz necessário, tendo em vista que somente organizados e atuantes, enfim, UNIDOS, conseguimos envolver a sociedade num movimento a favor do Planeta Terra. Esse GT também têm a função de pensar soluções viáveis para a questão da poluição dos nossos rios SERIDÓ, BARRA NOVA, além do AÇUDE ITANS.

Caso você tenha curiosidade de saber mais informações sobre a profissão de Catador de Materiais Recicláveis acesse o site a seguir ou envie um e-mail para o contato abaixo:
  • SITE: http://www.mncr.org.br
  • E-MAIL: severinolima@yahoo.com.br
Segue Fotos dos melhores momentos da Reunião realizada no Dom Wagner para discutir a questão ambiental da Região do Seridó:




OBS: Com relação a fotografia onde uma mulher demonstra sono, não podemos julgá-la. Essas coisas são comuns em reuniões longas e até certo ponto cansativas. Para piorar o AR CONDICIONADO estava a todo o vapor e a reunião se concentrou nas autoridades presentes. Mais uma vez a voz dos cidadãos menos representativos foi calada. Toda essa PASSIVIDADE nos torna propensos a dispersar as nossas mentes para pensamentos soníferos. Contudo, a reunião foi muito produtiva em termos de disseminação de conhecimentos acerca do Meio Ambiente e das formas de CONSERVÁ-LO como DEUS CRIOU e o HOMEM TRANSFORMOU. Para que haja um STOP no AGONIZANTE SOFRIMENTO do Planeta Terra, basta que o ser humano cruze os braços quando for cometer algum ato de POLUIÇÃO contra a própria NATUREZA da qual ele não deveria fazer parte, tendo em vista que a TRANSFORMAÇÃO decorrente da ação humana é INIMIGA MORTAL de tudo que é NATURAL.

Autor Desconhecido: Denio Medeiros de Araújo.