quinta-feira, 7 de abril de 2011

SEMANA SANTA

A Luz resplandecente reluz derrotando a morte e faz a vida brotar do sepulcro.

A SEMANA SANTA é a semana em que se conclui a Quaresma e se celebra o Tríduo Pascal. Ela começa com o DOMISGO DE RAMOS e termina com o DOMINGO DE PÁSCOA e RESSURREIÇÃO. (A quaresma finda na Quinta-feira, e na mesma Quinta-feira, com a celebração da Ceia do Senhor, inicia-se o Tríduo Pascal). Ela é chamada de "santa"  porque concentra os últimos acontecimentos da vida de Jesus, como a entrada triunfal em Jerusalém (Domingo de Ramos), a Ceia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio (quinta-feira), a Vigília (Sábado) e a Ressurreição (domingo). É uma Semana Santa porque celebra Jesus que se entrega, livremente, para anunciar até o fim a Boa Nova da Salvação.
"Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram. Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos. Assim como em Adão todos morreram, assim em Cristo todos reviverão" (1 Cor 15, 20-22).
A ressurreição de Cristo não constitui uma volta à vida terrestre, como foi o caso das ressurreições que foram realizadas antes da Páscoa: A ressurreição da filha de Jairo, do Jovem de Naim e de Lázaro. Tais fatos eram acontecimentos miraculosos, mas as pessoas contempladas pelos milagres voltaram simplesmente à vida ordinária pelo poder de Jesus. Em determinado momento, voltaram a morrer. "A ressurreição de Cristo é essencialmente diferente". Em seu corpo ressuscitado, Ele passa de um estado de morte para uma outra vida, para além do tempo e do espaço. Na ressurreição, o corpo de Jesus é repleto de poder do Espírito Santo; participa da vida divina no estado de sua glória, de modo que Paulo pode chamar a Cristo de "homem celeste". (Catecismo da Igreja Católica, 646).
Que todos tenham uma Semana VERDADEIRAMENTE Santa.

Autor Conhecido: Padre Cristovam Iubel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário