sábado, 2 de abril de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011>>> A REUNIÃO DO DIA 31 DE MARÇO DE 2011 NO DOM WAGNER: FORAM DISCUTIDAS AÇÕES PRÁTICAS PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DO MEIO AMBIENTE DA CIDADE DE CAICÓ/RN E DA REGIÃO DO SERIDÓ COMO UM TODO.

Hino da Campanha da Fraternidade 2011

Com as presenças ilustres do nosso Excelentíssimo Bispo Dom Delson, autoridades dos setores público e privado, e com a participação massiça do povo de Deus, houve uma reunião que abordou os problemas e, principalmente, as SOLUÇÕES para resolver as questões AMBIENTAIS da cidade de Caicó-RN e, por conseguinte, da Região do Seridó.
Nas palavras de abertura proferidas pelo nosso Bispo Dom Delson, que falou da importância da Campanha da Fraternidade 2011, com o Tema "Fraternidade e a Vida no Planeta", e com o Lema "A criação geme em dores de parto", foi ressaltado que a discussão das ações práticas para a recuperação (revitalização) e preservação das Bacias Hidrográficas (Áreas Úmidas) da Região do Seridó e, mais especificamente, de Caicó; como também a questão do tratamento adequado do "LIXO" urbano, deveriam ser pautados pelo texto base da Campanha da Fraternidade 2011.
Na ocasião houve a explanação dos projetos em prol do Meio Ambiente já em execução em Caicó-RN e testemunhas de Catadores de Materiais Recicláveis que venceram e continuam vencendo na vida reaproveitando aquilo que para nós é descartável.
Depoimento de Severino Lima Júnior, Catador de Materiais Recicláveis de Natal, reconhecido mundialmente pela luta a favor da categoria profisional dos Catadores e pela contribuição ao Meio Ambiente.
Depoimento de um empresário do ramo de recicagem de Caicó-RN, falando da realização de um projeto arquitetado por ele no Bairro Penedo em caicó-RN e que hoje ele se sente enormemente gratificado em estar dando uma pequena contribuição para a melhoria das condições do Meio Ambiente no Bairro onde ele reside.

Houve um depoimento de um empresário na área de RECICLÁGEM que teceu uma série de críticas sobre as sacolas ecológicas de papel ou papelão, comunicando que para produzir uma sacola "ECOLÓGICA" de papel é necessária a derrubada de árvores, além do consumo de energia necessária no processo de produção das sacolas de papel ser infinitamente superior ao consumo exigido na reciclagem de uma SACOLA PLÁSTICA. Existem várias outras implicações negativas que sustentam a TESE do empresário do ramo da reciclagem, que mostrou a importância do uso consciente e racional das sacolas plásticas em detrimento às sacolas "ECOLÓGICAS" de papel ou papelão. As sacolas plásticas e os PRODUTOS DESCARTÁVEIS não são os VILÕES, somos nós que não sabemos usá-los e reaproveitá-los adequadamente.
Depoimento de um empresário do ramo de reciclágem de Caicó.

Ocorreu na ocasião da Reunião um depoimento emocionado de um Catador de Materiais Recicláveis de Caicó-RN. Perdoem-me por não me lembrar do nome e sobrenome do Catador, mas isso se deve ao fato de minha memória ser bastante SELETIVA e encontrar-se dispersa no momento em que o senhor dava o depoimento sobre a experiência dele como Catador de Materiais Recicláveis. O importante é que eu tirei boas fotos dele e esse foi um dos motivos pelo qual a minha memória estava dispersa. Apesar disso, eu consegui absorver todo o depoimento desse senhor. Ele já demonstrara possuir uma boa idade e muita experiência de vida. Ele nos contou como passou da condição de pequeno comerciante falido à condição de Catador de Materiais Recicláveis e de como isso foi e é IMPORTANTE PARA A CONQUISTA DA DIGNIDADE tão ALMEJADA por ele.
Um senhor dando um depoimento de superação das dificuldades que enfrentou como pequeno comerciante, que se viu obrigado a fechar as portas do seu negócio devido à problemas financeiros. E do profundo sentimento de DIGNIDADE em fazer parte desta comunidade de Catadores de Materiais Recicláveis e de como essa profissão mudou a vida dele para melhor.

Outro tema abordado foi o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos. Foi explicado que o LIXÃO de Caicó-RN está em vias de extinção e que vem daí a necessidade da capacitação dos Catadores do LIXÃO para que eles se organizem e se adaptem a NOVA REALIDADE. E nessa nova realidade vai surgir uma nova paisagem que será introduzida no território da cidade de Caicó-RN e que diz respeito ao ATERRO SANITÁRIO. Nesse Aterro serão depositados todos os resíduos que não sejam passíveis de reciclagem. Em breve serão divulgadas a LOGOMARCA do Consórcio nas ruas centrais da cidade de Caicó-RN e nas cidades que constituem a Região do Seridó. Além disso, em breve, será lançado um site com caráter informativo e de conscientização e a INTERNET se tornará mais uma ferramenta a favor do Meio Ambiente da Região do Seridó.
Um dos Técnicos responsáveis pela implantação do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos, tecendo comentátios acerca do impacto que este empreendimento vai trazer para a melhoria da qualidade de vida da Região do Seridó e, mais especificamente, para a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade de Caicó-RN.

Ao final da reunião foi proposta a criação de um GT (Grupo de Trabalho) que têm a participação de entidades públicas, privadas e eclesiais. Esse GT têm o compromisso de sentar-se com os Catadores de Materiais Recicláveis para debater questões relativas a sensibilização, organização e AÇÃO INOVADORA da Categoria. Isso se faz necessário, tendo em vista que somente organizados e atuantes, enfim, UNIDOS, conseguimos envolver a sociedade num movimento a favor do Planeta Terra. Esse GT também têm a função de pensar soluções viáveis para a questão da poluição dos nossos rios SERIDÓ, BARRA NOVA, além do AÇUDE ITANS.

Caso você tenha curiosidade de saber mais informações sobre a profissão de Catador de Materiais Recicláveis acesse o site a seguir ou envie um e-mail para o contato abaixo:
  • SITE: http://www.mncr.org.br
  • E-MAIL: severinolima@yahoo.com.br
Segue Fotos dos melhores momentos da Reunião realizada no Dom Wagner para discutir a questão ambiental da Região do Seridó:




OBS: Com relação a fotografia onde uma mulher demonstra sono, não podemos julgá-la. Essas coisas são comuns em reuniões longas e até certo ponto cansativas. Para piorar o AR CONDICIONADO estava a todo o vapor e a reunião se concentrou nas autoridades presentes. Mais uma vez a voz dos cidadãos menos representativos foi calada. Toda essa PASSIVIDADE nos torna propensos a dispersar as nossas mentes para pensamentos soníferos. Contudo, a reunião foi muito produtiva em termos de disseminação de conhecimentos acerca do Meio Ambiente e das formas de CONSERVÁ-LO como DEUS CRIOU e o HOMEM TRANSFORMOU. Para que haja um STOP no AGONIZANTE SOFRIMENTO do Planeta Terra, basta que o ser humano cruze os braços quando for cometer algum ato de POLUIÇÃO contra a própria NATUREZA da qual ele não deveria fazer parte, tendo em vista que a TRANSFORMAÇÃO decorrente da ação humana é INIMIGA MORTAL de tudo que é NATURAL.

Autor Desconhecido: Denio Medeiros de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário