domingo, 6 de março de 2011

PREPARAÇÃO PARA A FESTA DE SÃO JOSÉ (DE 10 À 19 DE MARÇO DE 2011): QUEM É SÃO JOSÉ?

A SAGRADA FAMÍLIA ABENÇOANDO O MUNDO.

Pela grande e importante missão que Deus conferiu a São José, podemos aferir sua extraordinária virtude e santidade. Conforme ensina São Tomás de Aquino, Deus confere as graças e privilégios à medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o indivíduo. Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que, pelos desígnios de Deus, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho?
O evangelho o define em três palavras: "José era justo". Ora os santos doutores da Igreja afirmam que este qualificativo designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado. A Igreja chama-o também de "santíssimo", qualificativo que não dá a nenhum outro santo. Donde podemos inferir que consumada perfeição ele atingiu! Oh! Que santo maravilhoso é o preclaro São José, diz São Francisco de Salles. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito ou que possuia as virtudes no mesmo excelso grau em que as possuía a Ssma. Virgem Maria.
Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, reis e príncipes. A sua família fora prometida o trono com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorre de pertencer à família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé, e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido.

Que honra e que dignidade!

Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol da justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o céu e faz tremer o inferno. Honram-no os anjos e cumprem suas ordens.
Na última aparição, havia em Fátima a 13 de outubro de 1917, os videntes contemplaram um espetáculo muito belo. Quando Nossa Senhora desapareceu, surgiu como num quadro a Sagrada Família. À direita estava Nossa Senhora, vestida de branco com um manto cerúleo e o rosto mais resplandecente que o sol; à esquerda, São José com o Menino Jesus, no ato de abençoar o mundo. Eis o lugar de São José no céu, entre Jesus e Maria.

Fonte: LIVRINHO - IDE A SÃO JOSÉ (PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ - CAICÓ/RN - DIOCESE DE CAICÓ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário