domingo, 13 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: MEIO AMBIENTE, GRAVIDADE E URGÊNCIA DA SITUAÇÃO.

PLANETA ÁGUA! SE NÓS ASSUMIRMOS O COMPROMISSO DE FÉ DE NÃO MAIS POLUIRMOS AS NOSSAS FONTES DE ÁGUA PURA E POTÁVEL AQUI NA TERRA, NOSSAS VIDAS SE ENCHERAM DE BENÇÃOS EM FORMA DE ÁGUA PURA PARA MATARMOS A NOSSA SEDE DE DEUS.

O problema das MUDANÇAS CLIMÁTICAS tem sido causa de grandes preocupações. Os noticiários cada vez mais têm expressado isso. O ano de 2010 contou com eventos sem precedentes, como as grandes enchentes no continente asiático e os grandes incêndios na Rússia. No Brasil, tivemos no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em Alagoas.
O número de mortos em consequência de tragédias ambientais tem aumentado consideravelmente a cada ano. Em 2008, o número de mortos em Santa Catarina foi de 135 - considerado um dos número mais impressionantes  em calamidades desse tipo para esse estado. No Rio de Janeiro, só nos primeiros dias de 2010, ocorreram 153 mortes em consequência de deslizamentos provocados pelas chuvas.
Esses números nos mostram que a situação é gravíssima e o quadro está evoluindo muito, e para pior, a cada ano. Por isso providências precisam ser tomadas. Estas devem se verificar  em âmbito internacional, nacional, estadual, regional, municipal, comunitário, pessoal e eclesial. A grande motivação para o envolvimento de todos num grande mutirão para o enfrentamento desses problemas, desde as suas causas até as suas consequências, é justamente a gravidade da situação e o número de vidas ceifadas.
Para o cristão, além dessa motivação, há a FÉ - pois acredita no Deus da VIDA e sabe que tem responsabilidades diante da própria FÉ. A Campanha da Fraternidade de 2011 quer justamente despertar  essa responsabilidade a fim de que todos, na busca de uma FIDELIDADE cada vez maior a Deus e ao seu próprio projeto de Pai, se envolvam no esforço para diminuir as causas do AQUECIMENTO GLOBAL, gerador das MUDANÇAS CLIMÁTICAS, e, ao mesmo tempo, ajam com SOLIDARIEDADE em relação às vítimas das tragédias climáticas.

Autor Conhecido: José Adalberto Vanzella (Secretário-executivo do R. Nordeste 5)



ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Senhor Deus, nosso Pai e criador. A beleza do UNIVERSO revela a Vossa GRANDEZA, a SABEDORIA e o AMOR com que fizestes todas as coisas e o eterno AMOR que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a Vossa obra, e o que era para ser garantia de vida está se tornando ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, e a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta Quaresma nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto para que possa renascer, segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa MUDANÇA DE MENTALIDADE e de ATITUDES.
E, assim, como Maria, que meditava a Vossa palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do evangelho, possamos celebrar na Páscoa do Vosso Filho, nosso Senhor, o ressurgimento do Vosso projeto para todo o mundo.
AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário