domingo, 6 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Formação da Consciência Ambiental.

Nós somos como Tripulantes nesta grande embarcação chamada Planeta Terra. Portanto, do mesmo modo que os marinheiros cuidam bem das embarcações para que elas enfrentes grandes tormentas sem serem destruídas, nós também devemos cuidar bem do nosso Planeta para que os que virão depois de nós também tenham a graça de usufluir desta maravilha que é a NATUREZA.

A Campanha da Fraternidade deste ano apresenta uma proposta de formação da consciência ambiental. Essa proposta tem como fundamento a obra criadora realizada por Deus e a nossa responsabilidade diante dela.
De fato, como seres criados por Deus e pertencentes à natureza humana, tendemos a nos realizar no que diz respeito tanto à nossa espiritualidade quanto ao fato de sermos seres naturais. Para isso, precisamos escolher - ao longo de nossa vida - as propostas feitas por Deus na obra da criação, uma vez que somos seres naturais, moldados do barro, mas temos a dimensão espiritual, recebemos o sopro de Deus (cf. Gn 2, 7).
Quando Deus nos criou, confiou-nos a obra criada, a qual devemos dominar. O domínio não deve ser exercido de acordo com critérios humanos de relação de poder. A palavra dominar vem de dominus, que significa senhor. Dominar verdadeiramente significa exercer o senhorio segundo o modelo do Senhor, o próprio Deus.
Deus nos colocou no jardim que é o nosso planeta e nós somos convocados a cuidar dele segundo o modelo de Deus - que é quem cria, abençoa, possibilita o crescimento e cuida.
A nossa relação com o meio ambiente deve orientar-se de acordo com essa perspectiva. Somos responsáveis pelo jardim que é o nosso planeta, e cuidar dele é uma necessidade. Com base nesse princípio é que deve ser formada a consciência ambiental de todos os cristãos, para respeitar a natureza, promover a sua preservação, evitar a poluição e a degradação do meio ambiente e, principalmente, garantir a sua continuidade. Todo cristão deve contribuir para que a natureza continue sendo grande bênção para todas as pessoas e revele o AMOR ETERNO do Deus criador.

Autor Conhecido: Padre José Adalberto Vanzella (Secretário-executivo do R. Nordeste 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário