segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO


Desse ditado de Jesus já nasceram poemas e livros. Ele nos leva a contemplar a natureza, obra de Deus e objeto de seu cuidado. No entanto, há o perigo de entender mal a proposta de Jesus. Muitos pensam que Ele nos ensina a viver na ociosidade, esperando tudo do céu de braços cruzados. Ainda mais no mundo de hoje, em que tudo exige PLANEJAMENTO.
A despreocupação a que - à primeira vista - o evangelho parece nos convidar não tem nada a ver com comodismo ou com a fuga de responsabilidade. Pelo contrário, Jesus convida seus seguidores a fazer a opção preferencial por Ele e pelo seu reino.
Não é possível, diz Jesus, servir a Deus e a mamona (riqueza conseguida de forma INJUSTA e posta a serviço da EXPLORAÇÃO). Servir ao dinheiro seria transformá-lo numa alternativa a Deus, torná-lo substituto de Deus. Não é possível servir a dois senhores ao mesmo tempo de forma satisfatória. É necessário fazer uma ESCOLHA. Não podemos andar em dois barcos, com um pé em cada um.
Jesus aponta para o centro da questão: buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua JUSTIÇA. Aqui está o resumo do sermão da montanha. Imaginemos uma sociedade governada diretamente por Deus. Com certeza, ninguém passaria fome nem sofreria qualquer outra necessidade BÁSICA. Reino de Deus significa todo o bem que Deus quer para cada uma de suas criaturas. Em outras palavras, significa vida digna para todos.
É esse o mundo que precisamos construir. Nele não haverá tantas preocupações para sentirmos necessidade de buscar supérfluos. Mas, como estamos longe dessa realidade, cada um procura ainda viver para si e acumular o máximo que pode - a fim de, supostamente, garantir uma vida melhor e um futuro mais tranquilo.
Quando o reino de Deus ocupar o primeiro lugar - quando for uma "preocupação" - nas nossas atividades do dia a dia, o mundo será bem melhor e não faltará nada de fundamental a ninguém. O evengelho propõe novo humanismo que ponha a riqueza a serviço da vida. A humanização da economia ou da economia solidária, proposta por Jesus, é necessária hoje mais do que nunca.

Autor Conhecido: Padre Nilo Luza, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário