segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA.

A CONSCIÊNCIA VINDA DO ESPÍRITO SANTO É UMA CONSCIÊNCIA SANTA. PORTANTO, REZEMOS TODOS OS DIAS PARA QUE O ESPÍRITO SANTO FAÇA MORADA NA NOSSA CONSCIÊNCIA E EM NOSSO CORAÇÃO.

Todos nós somos responsáveis pela formação da nossa consciência, e não assumir essa responsabilidade significa  GRAVE OMISSÃO. De fato, a consciência errônea pode tanto nos impedir de trilhar o caminho de superação  dos nossos pecados, pela supervalorização da culpa e desvalorização do PERDÃO, como nos levar ao não reconhecimento do PECADO como TAL.
Isso porque a CONSCIÊNCIA NÃO RETAMENTE FORMADA pode nos levar à ignorância sobre nosso agir MORAL. Essa ignorância pode ser vencida se temos condições, caminhos e meios  para poder formar a nossa consciência. Como nem sempre as pessoas podem ter condições, caminhos e meios para tal e como também somos influenciados por diversos elementos - por exemplo, os MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, os VALORES CULTURAIS, ETC -, muitas vezes não podemos vencer a nossa ignorância. Mas, se temos condições, caminhos e meios para formar a nossa consciência e não a formamos, somos responsáveis pela nossa ignorância - e isso é FALTA GRAVE, pois não sabemos aquilo que temos obrigação de saber.
Uma das consequências disso é a assim chamada CONSCIÊNCIA LAXA - aquela que se torna por demais permissiva e não vê como mal aquilo que é mal. Assim, em nossa sociedade consumista e hedonista, não é tida como mal a irresponsabilidade diante das questões de meio ambiente , por exemplo. A pessoa pode comprar tudo o que tem vontade, afinal está pagando, mas não vê que está ESGOTANDO A NATUREZA, POLUINDO, por meio da produção industrial e do transporte, CONSUMINDO ENERGIA e PRODUZINDO LIXO acima das necessidades. Nesse caso, o DINHEIRO JUSTIFICA o MAL.
Outra consequência é assim chamada CONSCIÊNCIA ESCRUPULOSA, que vê PECADO EM TUDO e torna a pessoa incapaz de viver de forma LIVRE e POSITIVA e de SUPERAR SUAS FRAQUEZAS E DIFICULDADES.
Formar uma CONSCIÊNCIA SADIA: eis o DESAFIO!

Autor Conhecido: Padre José Adalberto Vanzella (Secretário-executivo doo R. Nordeste 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário