terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Critérios para a formação da CONSCIÊNCIA.

Espirito Santo VEM!

O nosso agir tem como fundamento a hierarquia de valores que temos. Não foi à toa que Jesus disse que, onde está o nosso tesouro, aí está o nosso coração (cf. Mt 6, 21).
Quando os valores que possuímos contribuem não apenas para a nossa satisfação pessoas, mas também para a nossa felicidade e a de todos os que convivem conosco, podemos dizer que são orientados para o bem. Caso falte essa orientação a nossa hierarquia de valores sempre leva a sofrimentos, dores e, muitas vezes, é causa de morte.
Assim, temos pessoas que fazem do prazer o centro de sua vida e, para consegui-lo, instrumentalizam pessoas, usam entorpecentes e bebidas alcoólicas. A luta pela conquista do prazer justifica a PROSTITUIÇÃO, o TRÁFICO DE DROGAS, de ARMAS e de PESSOAS; financia a CRIMINALIDADE, a VIOLÊNCIA e muitos outros males.
Outros querem ter cada vez mais. Não lhe interessa se estão prejudicando o próximo para conseguir o que querem, se estão ESGOTANDO OS RECURSOS NATURAIS DO PLANETA, se estão EXIGINDO GRANDE PRODUÇÃO DE ENERGIA e PROCESSOS IDUSTRIAIS EXTREMAMENTE POLUENTES, se o TRANSPORTE DOS PRODUTOS TRAZ PROBLEMAS e se a GRANDE QUANTIDADE DE LIXO QUE PRODUZEM prejudica a sociedade.
Quando a consciência é formada segundo os valores do Reino de Deus, que Jesus pregou no Evangelho, o caminho é diferente. O valor mais importante é Deus e nele está o nosso coração. Com base nisso, vivemos os dois eixos fundamentais da moral cristã: o amor a Deus e o amor ao próximo. O resultado do nosso agir só pode ser a FELICIDADE VERDADEIRA nossa e de todas as pessoas, pois o AMOR verdadeiro só pode buscar o bem de todos. Também a natureza é preservada e valorizada como obra do Criador para o nosso bem e condição essencial para a FELICIDADE DE TODOS.

Autor Conhecido: Padre José Adalberto Vanzella (Secretário-executivo do R. Nordeste 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário